Evento reúne autoridades, representantes e profissionais do turismo durante três dias de networking e capacitações
Credibilidade
aliada à concretização de bons negócios. Esta é a marca do 20º Salão
Paranaense de Turismo, evento promovido pela Associação Brasileira das
Agências de Viagens do Paraná (ABAV-PR), que será realizado nos dias 13,
14 e 15 de março, no Expo Unimed Curitiba, na capital paranaense. O
Salão é responsável por aquecer o mercado B2B do setor no Brasil e no
Mercosul, reunindo agentes de viagens e profissionais do trade, com uma
programação que reúne feira de negócios, atualização profissional,
networking e eventos paralelos.
“O
setor do turismo está em alta, não apenas pelo crescente aumento nos
números de visitantes e turistas que viajam para o exterior, mas por
2014 ser o ano da Copa do Mundo de Futebol do Brasil. É um ano de muitas
expectativas para o setor”, avalia o presidente da ABAV-PR, Roberto
Bacovis.
De
acordo com dados divulgados recentemente pelo Ministério do Turismo
(Mtur), o número de turistas que visitam o Brasil está aumentando. No
ano passado, o Brasil recebeu quase seis milhões de estrangeiros, o que
representa uma receita internacional de cerca de US$ 6 bilhões.
Além
dos turistas que visitam o Brasil, o país também registra aumento no
número de visitantes em destinos internacionais e de gastos no exterior.
“O setor passa por um bom momento, apesar da alta do dólar. O Brasil
vem ganhando destaque no cenário mundial: muitos querem visitar o país e
os destinos de fora querem atrair os brasileiros”, ressalta o
presidente da ABAV-PR.
E
não é apenas o turismo internacional que está em alta. Recentes
pesquisas, também do Mtur, revelam que os destinos nacionais estão na
preferência de mais de 68% da população brasileira, que pretende viajar
até julho de 2014. Em 2013, foram realizadas cerca de 215 milhões de
viagens internas pelo país. “Temos muito o que explorar. Tantos destinos
nacionais como internacionais estão em destaque. Por isso, a realização
do Salão é de grande relevância para o turismo e chega em um bom
momento para discutir o setor e realizar a capacitação e atualização dos
profissionais da área”, diz Roberto Bacovis.
Turismo no Paraná
Em
2013, dois destinos turísticos paranaenses foram eleitos entre os dez
melhores do Brasil. Este foi o resultado do prêmio Travelers’ Choice
Destinations 2013 feito pelo site de viagens Tripadvisor. Foz do Iguaçu
aparece na quinta posição do ranking e Curitiba em nono lugar, sendo que
foi a primeira vez que a capital paranaense integra a lista. O público
citou pontos turísticos para se visitar em Curitiba e também atrativos
da Região Metropolitana e do Litoral. O destino mais bem cotado foi o
Jardim Botânico, seguido do Museu Oscar Niemeyer (MON), Estrada da
Graciosa, Ilha do Mel e Parque Tanguá. Já em Foz do Iguaçu as Cataratas
do Iguaçu aparece em primeiro lugar, seguida do Parque Nacional do
Iguaçu, Parque das Aves, Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Já
em 2012, mais de 13,6 milhões de pessoas visitaram os destinos
paranaenses. Devido ao aumento do fluxo, o gasto médio individual e o
período de permanência do turista no Estado, a receita gerada pela
atividade turística chegou a R$ 3,9 bilhões.
Salão Paranaense de Turismo
Com
a participação de mais de 300 expositores, entre redes hoteleiras,
companhias aéreas, operadoras, locadoras de veículos, destinos
turísticos nacionais e internacionais, companhias de cruzeiros
marítimos, órgãos oficiais do Turismo e prestadores de serviço do setor,
a 20ª edição do Salão deve receber cerca de 5 mil participantes do
Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, entre outros, além de agentes
de viagens de países como o Paraguai, Uruguai, Argentina e Chile.
Além
da feira de negócios, o Salão também conta com importantes eventos
paralelos: a 10ª Mostra das Regiões Turísticas do Paraná, organizada
pela Paraná Turismo; o 2º Encontro Paranaense de Hospitalidade, uma
realização conjunta da ABIH-PR, ABAV-PR e Sebrae/PR; e a Arena Abrasel.
Outra
novidade para a edição de 2014 do Salão é a realização do “Fórum
Paranaense de Políticas Públicas do Turismo”, que reunirá líderes
políticos e empresariais no dia 14 de março, das 9h30 às 12h. O Fórum
proporcionará a avaliação de melhores práticas em organização e gestão
integrada do turismo, sendo posteriormente tratadas por debatedores
representativos de cinco segmentos: empresariado – Adonai Aires de
Arruda – Presidente da Serra Verde Express; entidade representativa de
classe – Roberto Bacovis – Presidente da ABAV-PR; pesquisadores de
turismo – José Manuel Gandara – Doutor em Turismo e Professor da UFPR;
poder executivo – Juliana Vosnika – Presidente da Paraná Turismo; poder
legislativo – Dep. Anibelli – Presidente da Comissão Estadual de
Turismo.
“Esses
eventos agregam valor ao Salão, já que oferecemos ao público várias
opções de capacitação e atualização. Por isso, é que reafirmamos que o
Salão é um evento robusto e de qualidade no setor”, declara Bacovis.
O
20º Salão Paranaense de Turismo, realizado pela ABAV-PR, acontece nos
dias 13 (abertura), 14 e 15 de março, no Expo Unimed, em Curitiba (PR). O
evento tem patrocínio da Aerolíneas Argentinas, American Airlines, Gol,
Grupo BRT, Tam e Travelport; parceria estratégica do Governo do Estado
do Paraná e Paraná Turismo e apoio da ABIH Paraná; Abrasel Paraná;
Prefeitura de Curitiba; FCVB; Fecomércio; Federação Brasileira de
Hospedagem e Alimentação (FBHA); Fenactur; Festival de Turismo das
Cataratas; Infraero; Pinhais; Sebrae/PR; e Transtupi. Mais informações
no site: www.salaoparanaense.com.br.
Programação e palestras
A
programação de capacitação técnica do Salão contará com três
apresentações na manhã de sábado, dia 15. As palestras abordarão os
temas “Facebook para o Mercado de Turismo”, Universal Orlando Resorts e
SeaWorld. Outra palestra importante dessa edição do Salão será com o
responsável pelo setor jurídico da ABAV Nacional, Marcelo Oliveira. O
advogado irá conversar com os participantes, apresentando sua palestra
sobre “Como agenciar viagens nos dias de hoje com segurança jurídica”.
Além
dessas apresentações, haverá ainda o 2º Encontro Paranaense de
Hospitalidade, promovido em parceria com a ABIH-PR e Sebrae/PR. “Serão
dois dias de programação e capacitação técnica para os agentes de
viagens, com a abordagem de temas relevantes para os profissionais e
para o setor. Convidamos especialistas de cada área para ministrarem as
palestras, por isso, os participantes podem esperar um evento robusto e
completo, em termos de programação”, avalia o presidente da ABAV-PR,
Roberto Bacovis.
Para
o ano de 2014, o tema do Encontro Paranaense de Hospitalidade será
“Promoção, Inovação e Negócios”, e dentre os assuntos selecionados para
as palestras estão "Turismo Náutico - Realidade e Perspectivas para o
Paraná", "Gastronomia Paraná", "O mercado do luxo no Brasil", “A
comunicação na Relação Institucional", "Comunicação e MKT Digital -
Agregando Valor ao seu negócio", e outros.
Caravanas
A
ABAV-PR, em conjunto com seus parceiros, disponibiliza caravanas para
trazer agentes de viagens do interior do estado e de estados vizinhos.
Ao todo, a Associação prevê a vinda de cerca de 800 agentes provenientes
de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, das cidades
de Foz do Iguaçu (PR), Cascavel (PR), Laranjeiras do Sul (PR),
Guarapuava (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Blumenau (SC), Brusque
(SC), Balneário Camboriú (SC), Itajaí (SC), Criciúma (SC), Tubarão (SC),
Laguna (SC), Garopaba (SC), Florianópolis (SC), Itapema (SC), Joinville
(SC), Carlos Barbosa (RS), Caxias do Sul (RS) e Porto Alegre (RS).
Expositores
ABIH-PR;
ABIH-RJ; Abrasel-PR; Abreutur; Accel Travel/Interep; Aerocondor;
Aerolíneas Argentinas; Aeromexico; Air Europa; Air France; AIT
Operadora; Alitalia; American Airlines; Argentina/Inprotur; Avianca;
Balneário Camboriú; Banco Rendimento/Cotação Câmbio; Beach Park; Bento
Gonçalves; Bertoldi Turismo; Blue Sea; BTG Operadora; BWT Operadora;
Café 3 Corações; Caldas Novas; Cassinotur Receptivos & Eventos; Club
Med; Coris; Costão do Santinho; Curitiba; CVC; De Angeli Feiras e
Eventos; Delta Air; Discover Cruises; Dollar; Domus Viagens; Ecobike
Courier; Enotel Porto de Galinhas; Esferatur; Espírito Santo;
Fecomércio; FLOT Viagens; Flytour Viagens; Fonseca Câmbio/ Banco
Daycoval; Foz do Iguaçu; FRT Operadora; GJP Hotels & Resorts; Gol;
Grupo BRT; Grupo Interlaken; Grupo Privé; GTA - Global Travel
Assistance; Harbor Hotéis; Hertz; High Light; Hotéis Econômicos; Hotéis
Slaviero; Hotel Casa Fundevila (Argentina); Hotel Estação 101; Hotel Las
Torres Patagônia; Iberostar; Ilhabela (SP); Infraero; Intelly;
Intercity Hotéis; Israel; KLM Royal Dutch Airlines;
Localiza; Loi Suites Hoteles; Mabu; Magic Way; Mato Grosso do Sul; MG
Travel; MGM Operadora; Ministério do Turismo; MMT Gapnet/ TAV Turismo;
Monde Sistemas; MSC Cruzeiros; New Line; Novo Mundo Corretora de Câmbio;
OLA Operadora; Operadora Visual/E-HTL; Orinter Tour Operator; Paraguai;
Personal Brasil Tour Operator; Pinhais; Pluma; Pousada Vila do Farol;
Pullmantur; Queensberry; R2K Tour Operator; Rigon Turismo; Rio Quente
Resorts; Rio Tur; Rota do Café – Sebrae Londrina; Royal Caribbean; Santa
Catarina; Scan-Suisse; Schultz; Sebrae-PR; Serra Verde Express; Tam;
Thermas Di Roma Hotel Clube; Transtupi; Travelport; Tz Seguros; UPTime
Comunicação em Inglês; Uruguai; Valetur; Veronesi Hotelaria; Vila Galé
Eco Resort de Angra; Vila Galé Eco Resort do Cabo; Vila Galé Marés;
Vital Card; e outros.
Comentários