Presidente do Instituto vai pedir que empresa retire do mercado camisetas com apelo sexual
A Embratur (Instituto Brasileiro de
Turismo) repudia veementemente a comercialização de produtos que
vinculem a imagem do Brasil a apelos sexuais. O Instituto está em
contato com a empresa Adidas para que esta retire do mercado
as camisetas que vinculam o Brasil a propagandas sexuais, conforme
publicado hoje em jornais brasileiros.
No que se refere à promoção turística do
Brasil no exterior, realizada pela Embratur, nenhuma campanha ou ação
desenvolvida pela autarquia usa qualquer imagem ou mensagem que traga
conotação sexual ou que sirva de incentivo para
essa prática criminosa. O Instituto tem como meta mostrar um País
culturalmente diverso, com roteiros turísticos repletos de ícones
patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade.
O presidente da Embratur, Flávio Dino,
reforça a repressão ao chamado “turismo sexual”. “A exploração sexual é
um crime inaceitável e não pode ser confundida de forma alguma com uma
modalidade de turismo”, afirma Dino. “Queremos
deixar claro aos nossos principais parceiros comerciais na área do
turismo que o Brasil não tolera esse tipo de crime em seu território”.
Para o presidente, o Brasil vive um
momento em que o governo luta para não passar a imagem com apelo sexual
internacionalmente. Dino afirma, ainda, que as camisetas fabricadas pela
Adidas não retratam a realidade do país.
"Vamos entrar em contato com a direção da
Adidas, fazendo um apelo para que reveja essa atitude e tire os produtos
do mercado. Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil
defende. Nosso esforço é voltado para a promoção
do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas
ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota",
declarou o presidente da Embratur.
“Isso atrapalha a organização do Mundial. O
problema é a apropriação disso e deturpação do que pode ser a Copa. Já
comunicamos nossas agências espalhadas por 15 países para que façam a
divulgação de que não aceitaremos isso", reforçou
Dino.
No final do ano passado, a Embratur
aproveitou o clima festivo para agradecer os operadores de turismo de
todo o mundo que contribuíram com o recorde histórico de 6 milhões de
estrangeiros em nosso país durante 2013. Mas também
para pedir a colaboração de cerca de quatro mil operadores de turismo
para que ajudem a denunciar suspeitas de caso de exploração sexual.
A mensagem de fim de ano do presidente da
Embratur divulgou ao trade turístico internacional o serviço Disque 100.
Mantido pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos que recebe
denúncias sobre violação de direitos humanos em
nosso país. A mensagem orienta os operadores a informarem seus clientes
da existência do serviço e a utilizá-lo em caso de presenciar algum
caso em território nacional. O objetivo é levar o Disque 100 ao
conhecimento da primeira ponta da cadeia do turismo
internacional, o operador que vende pacotes no exterior.
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