Organização das Nações
Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura irá apoiar as ações de
divulgação das cidades brasileiras consideradas como Patrimônio Cultural
O presidente das Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, se reuniu com
representantes da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação,
a Ciência e a Cultura) na seda da Embratur, em Brasília,
na última quarta (18). Na pauta, as ações de promoção das cidades
brasileiras Patrimônio Cultural da Humanidade no mundo. “Divulgar os
nossos patrimônios é valorizar ainda mais a identidade brasileira e a
diversificação dos produtos turísticos no exterior
contribuirá para que o turismo continue crescendo no país”, comentou o
presidente.
Durante o encontro, o
representante da UNESCO no Brasil, Lucien Muñoz, ressaltou o interesse
da Organização em apoiar as ações de promoção das cidades Patrimônio. O
primeiro evento voltado para promoção dos Centros
Históricos será uma exposição com imagens e vídeos de 12 cidades
Patrimônio. O planejamento também prevê a realização de press trips,
seminários para formadores de opinião, workshops para agentes de
viagens, elaboração de material promocional específico.

Flávio Dino, presidente
da Embratur, fala sobre as ações de promoção das cidades brasileiras
Patrimônio Cultural da Humanidade no mundo.
Projetos-pilotos
No ano passado, a Embratur já
realizou algumas experiências-piloto, como a exposição dedicada a
Pirenópolis (GO) e a Brasília (DF) realizada na sede da ONU (Organização
das Nações Unidas) em Nova York. “Nosso objetivo
foi aproveitar a visibilidade que a Assembleia Geral da ONU tem em todo
o mundo para divulgarmos dois ícones do patrimônio cultural
brasileiro”, afirmou Dino. A exposição “Centro-Oeste: Modernidade e
Tradição” teve como público-alvo os participantes da Assembleia
Geral da ONU do ano passado, além de operadores e agentes de turismo
locais, estudantes e imprensa. O espaço da exposição ficou aberto ao
público durante todo o mês de novembro.

Participaram da reunião:
Lucien Muñoz, representante da Unesco no Brasil; Patrícia Braz,
coordenadora da área de Cultura da Unesco no Brasil; Flávio Dino,
presidente da Embratur e Delma de Andrade, coordenadora
de Acompanhamento e Estruturação de Produtos da Embratur
Cultura como atrativo turístico
Uma pesquisa realizada pela
Embratur mostrou que a principal atividade de lazer do turista que veio
para a Copa das Confederações, em junho, foi cultural e que, entre um
jogo e outro, o estrangeiro optou por visitar
museus, monumentos e bairros históricos.
A pesquisa revelou que bairros
históricos foram procurados por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo
lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura e exposições. Cerca
de 39% dos estrangeiros optaram por passeios
em monumentos. Os shows e espetáculos foram assistidos por 15,5%.
Assessoria Imprensa- Embratur
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