Fifa encerrou hoje a
primeira fase de inscrição para venda de ingressos. Norte-americanos
foram estrangeiros que mais se inscreveram, seguidos de Argentina,
Alemanha e Chile
A
primeira fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo 2014 terminou
às 7h desta quarta-feira (10) com quase 6,2 milhões de pedidos. Mais
de dois milhões de ingressos foram solicitados por estrangeiros que
querem vir ao Brasil acompanhar de perto a sua seleção. Ao todo,
torcedores de 203 nações fizeram inscrições. O maior número de
estrangeiros é dos Estados Unidos (374.065), seguido por Argentina
(266.937), Alemanha (134.899), Chile (102.288), Inglaterra (96.780),
Austrália (88.082), Japão (69.806), Colômbia (55.379) e Canadá (49.968).
“O
Brasil está preparado para receber cada um dos estrangeiros que vierem a
nosso país, com ou sem ingresso, tanto para assistir aos jogos,
como para curtir o clima da Copa e as fan fests”, afirmou o
presidente da Embratur, Flávio Dino, em referência à exibição pública de
jogos que será feita em telões em grandes áreas públicas. “Aguardamos
600 mil estrangeiros e estamos certo que o Brasil
poderá atendê-los com qualidade”.
Os
Estados Unidos, país que mais reservou ingressos depois do Brasil, são,
atualmente, o 2º maior emissor de turistas ao Brasil. A seleção
norte-americana
de futebol já está classificada para a Copa 2014. “Estamos realizando,
exatamente hoje, um evento específico de promoção do Brasil nos Estados
Unidos, que é o
Goal to Brasil em Los Angeles”, afirmou Dino. A série de eventos Goal to Brasil,
idealizada pela Embratur e premiada internacionalmente, reúne
operadores de turismo para uma imersão em informações sobre nosso país,
seguida de uma rodada de negócios
com empresários brasileiros. Ao final do dia, há uma apresentação
cultural brasileira, além da oferta de quitutes brasileiros.
A
Argentina é o país que mais envia turistas para o Brasil – mais de 1
milhão por ano – e foi o segundo que mais reservou ingressos. O país
mantém aumento do fluxo de turistas para o Brasil e é uma das
principais apostas da Embratur para cumprir a meta de 7,2 milhões de
estrangeiros em 2014. “Não obstante já recebermos um número massivo de
argentinos, o ingresso de turistas argentinos não pára
de crescer, mantendo uma curva ascendente constante nos últimos anos”,
comemora Dino. “Isso é resultado de estarmos conseguindo aumentar nossa
participação no mercado argentino, conquistando cada vez mais turistas e
diversificando cada vez mais os destinos
que são visitados por eles”.
Alemanha passou, em 2012, a ocupar o terceiro lugar no
ranking de maiores emissores de turistas para o Brasil. Também na
reserva de ingressos, alcançou o mesmo posto. Em novembro, a Embratur
abre em Frankfurt um Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), que irá
trabalhar
in loco para dar apoio à promoção turística do Brasil naquele mercado.
O
resultado de reserva de ingressos para a Copa foi recorde para o
evento. Segundo a Fifa, para o mesmo período, na África do Sul, haviam
sido
solicitados 1,3 milhão de ingressos, enquanto, no Brasil, o volume
alcança os 6,2 milhões. A partir de agora, haverá um sorteio para
designar quem terá direito às entradas nas partidas em que houve mais
procura do que ingressos disponíveis. Em dezembro, serão
sorteadas as chaves para definir onde jogam cada seleção. “A partir daí
teremos como desenhar um mapa detalhado de divulgação em cada país
classificado dos atrativos de cada cidade-sede e dos roteiros associados
àquele destino também em outros estados”, afirma
Dino.
Comentários