Com
o objetivo de divulgar novos roteiros e toda a potencialidade do
turismo rural baiano, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa participam
da 10ª edição da Feiratur – Turismo Rural Casa & Campo, que acontece
entre os dias 26 e 29 de setembro, no Parque da Água Branca, em São
Paulo.
Durante
o evento, serão apresentados aos profissionais de turismo e público
final detalhes do turismo rural presente nas 13 zonas turísticas da
Bahia. “Apresentaremos empreendimentos que vão desde hotéis fazenda,
hospedagens campesinas, espaços de eventos no meio rural, roteiros de
base comunitária e produção associada ao turismo, como: cachaças,
chocolates, doces, artesanato”, relata Cristina Mendonça, gerente de
Relações Nacionais da Bahiatursa.
Serrinha divulga circuito turístico de turismo rural
Um
dos roteiros que serão apresentados durante a Feiratur é o circuito
voltado para o segmento do turismo rural na região de Serrinha, interior
da Bahia que realiza tradicional vaquejada. Com o intuito de aumentar a
oferta da cidade, o circuito visa promover o turismo de base
comunitária e a produção associada ao turismo.
"Nesse
roteiro estão previstas visitas às comunidades rurais e quilombolas do
município, passeios por áreas de lazer, trilhas ecológicas, restaurantes
com comida típica, haras, apresentação de uma vaquejada e a visita ao
Armazém de Agricultura Familiar e Economia Solidária, que comercializa
produtos como geleias, doces, biscoitos caseiros, queijos, licores e
pimentas", complementa Ussula Pinto, coordenadora de Turismo Rural da
Setur.
Os
visitantes ainda poderão conferir, no Armazém, produtos e artesanato da
região do sisal, além de assistirem a um vídeo sobre Serrinha e o
circuito. Depois, farão uma visita aos parques de vaquejada Maria do
Carmo e Alto Sereno. A previsão é de que até o final do ano mais três
circuitos turísticos sejam lançados no município com base nos segmentos
religioso, histórico e natural.
A feira
A
FeiraTur está entre as grandes feiras de Turismo Rural do mundo,
dirigida ao público final, tendo como alvo o consumidor paulista
(turistas potenciais), já que São Paulo é o maior mercado emissivo do
Brasil.
Na
edição anterior, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento,
movimentando mais de R$ 5 milhões em negócios. A expectativa, este ano, é
que mais de 40 mil pessoas visitem o local.
Comentários