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De
acordo com o estudo, 96,1% dos brasileiros e 92,1% dos estrangeiros pretendem
visitar o País novamente
O Ministério do Turismo divulga hoje os resultados finais de uma
pesquisa que traça o perfil do turista da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
e suas impressões sobre a infraestrutura turística da cidade do Rio de
Janeiro. Foram entrevistados 3,1 mil brasileiros e 1.350 estrangeiros de 175
países em missas, festivais e atividades culturais que ocorreram durante a
JMJ. O levantamento revelou que a JMJ gerou o maior fluxo turístico da
história numa única cidade.
De
acordo com a pesquisa, a maior parte do público é jovem (55,7% têm até 25
anos), solteiro (82,4%), já concluiu o ensino superior (26,6%) ou está
prestes a concluí-lo (32%). A maioria chegou ao Rio de avião (49,4%) e ônibus
fretado (34,1%) e se hospedou em casas de família, dependências religiosas e
escolas (59,8%), na própria cidade do Rio de janeiro (91,1%). A renda
familiar dominante (33,9%) varia entre R$ 2.101 e R$ 4.800.
Além
de exercitar a fé, a maioria dos entrevistados (estrangeiros e brasileiros)
da JMJ afirmou que deseja aproveitar a estada no País para conhecer atrativos
turísticos (76%), participar de atividades culturais (40,9%) e curtir o sol e
as praias (39,3%).
Na
comparação entre brasileiros e estrangeiros, destaca-se o fato de a maioria
dos visitantes de fora (57,1%) realizar turismo religioso pela primeira vez.
Entre os brasileiros, os novatos são minoria (42,1%). No entanto, a maior
parte do público estrangeiro (41,5%) já participou de uma JMJ, raridade entre
os brasileiros (8,8%).
“Os números revelam o potencial do turismo religioso no Brasil. Vamos trabalhar para intensificar ainda mais a movimentação em eventos e destinos religiosos apoiando principalmente a divulgação”, comentou o ministro do Turismo, Gastão Vieira.
A
escolha do Rio como sede da JMJ teve maior influência na decisão dos
estrangeiros (70,8%) que dos brasileiros (53,7%), no entanto, a imagem da
cidade melhorou tanto para nós (52%) quanto para eles (59,2%) após a visita.
O resultado é que a maioria dos visitantes de fora (92,1%) e turistas
brasileiros (96,1%) pretende voltar ao Rio em breve.
“Os
dados e as estatísticas são fundamentais para elaborarmos uma política bem
estruturada voltada para o segmento de turismo religioso”, afirmou o
secretário Nacional de Políticas do Turismo, Vinicius Lummertz. Os serviços
de turismo melhor avaliados pelo público em geral foram as opções de lazer da
cidade (40,1%), a segurança pública (23,2%) e a sinalização turística
(22,4%).
O
gasto médio no tempo de permanência dos estrangeiros no país foi de R$ 1.830
e entre os brasileiros, de R$ 1.370. Os estrangeiros ficaram, em média, 12
dias no País e os brasileiros, sete dias no Rio. O impacto da JMJ na economia
do Rio de Janeiro foi de R$ 1,285 bilhão.
Ao todo, a Jornada Mundial da Juventude reuniu 617 mil
turistas, sendo 405 mil brasileiros e 212 mil estrangeiros. Um total de 3,7
milhões de participantes circularam pela JMJ. Clique aqui
para ter acesso aos dados da pesquisa na íntegra.
Assessoria de Comunicação- Ministério do Turismo |
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