Pelo
segundo ano consecutivo, a Bahiatursa e a Operadora de Turismo
Nascimento se juntam para realizar capacitações sobre o destino Bahia em
municípios do interior de São Paulo. O Road Show Nascimento/Bahiatursa
acontece entre os dias 29 e 31 de julho. Durante os três dias de evento,
agentes de viagens vão participar de workshops, rodadas de negócios e
também terão a oportunidade de assistir a uma apresentação teatral com o
ator baiano Caco Monteiro, que apresentará de forma irreverente a
diversidade cultural da Bahia.
A caravana
começa pelo ABC paulista, segue para Campinas, passa por Bauru e
finaliza na AVIRRP, em Ribeirão Preto. “Este é o tipo de promoção com o
qual temos o retorno mais rápido, pois ficamos muito próximos aos
agentes de viagens e assim temos a oportunidade de chamar a atenção
deles para o destino Bahia, mostrando o que temos de melhor e fazendo
com que comprem nossa ideia e vendam nosso destino para milhares de
brasileiros”, destaca Fernando Ferrero, diretor de Relações Nacionais da
Bahiatursa.
Na
edição de 2012, o road show passou por Santos, Campinas e Ribeirão
Preto. No total foram 344 profissionais de 22 cidades paulistas, que
conheceram as novidades da operadora para o destino. “Logo após a
realização do evento em 2012, de agosto a dezembro tivemos um incremento
de 34% nas vendas de pacotes para a Bahia. Somente nesses primeiros
seis meses de 2013, as vendas subiram em 60%”, ressalta Adriano Gomes,
gerente de planejamento e marketing da Nascimento.
Segundo
o gerente, a Bahia é o destino mais vendido da Nascimento. Das 20
cidades mais procuradas do Brasil, sete são baianas, com Praia do Forte,
Porto Seguro e Salvador liderando o ranking. A operadora tem
atualmente cerca de 400 programas da Bahia, com pacotes que variam entre
R$ 500 o mais básico até R$ 14 mil com os melhores resorts. “Além dos
pacotes convencionais, exploramos também outros nichos, como por
exemplo, a pesca esportiva, o turismo de golfe, a Stock Car e o São
João”, finaliza Adriano.
Números nacionais
Segundo
uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
(Fipe), os paulistas representam 16,6% dos 5,3 milhões de turistas de
outros estados que vieram à Bahia em 2011, sendo a cidade de Campinas a
segunda maior emissora de turistas para o estado, depois da capital
paulista.
Salvador
e Litoral Norte respondem por 41,6% dos turistas nacionais que visitam a
Bahia. A capital, que possui a uma maior oferta de hotéis (35 mil
leitos), pousadas e imóveis para aluguel, representa 32,5%, enquanto
Praia do Forte, Costa do Sauípe e Imbassaí somam 9,1%.
Porto
Seguro é o segundo destino mais visitado, com 9%. Em seguida estão
Ilhéus (4,3%), Prado (3,8%), Praia do Forte (3,5%), Morro de São Paulo
(3,4%), Arraial D’Ajuda (3,3%), Costa do Sauípe (2,9%), Imbassaí (2,7%),
Maraú (2,5%), Itacaré (2,2%), Lençóis (1,8%) e Trancoso (1%).
Comentários