Instituições públicas ou privadas sem
fins lucrativos poderão utilizar recursos para realizar ações que
tornem o Brasil sede de encontros que atraiam turistas estrangeiros
Em
edital publicado no Diário Oficial da União, a Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) inicia a seleção de propostas para o programa
Apoio à Captação
ou Promoção de Eventos Internacionais. “O total de R$ 2,7 milhões
estará disponível para instituições públicas ou privadas sem fins
lucrativos, em ações específicas para tornar o país sede de encontros
que atraiam o turista de negócios”, explicou o presidente
da Embratur, Flávio Dino. De acordo com o dirigente, este novo edital
deve incrementar os resultados do programa, realizado no mesmo formato,
em 2012. “O Brasil teve o 5º maior crescimento na captação de eventos
internacionais no ano passado, na comparação
com 2011. É o que aponta levantamento pela ICCA (International Congress
& Convention Association), mostrando que o Brasil subiu de 304 para
360 eventos internacionais o ano passado”.
O Turismo de Negócios e Eventos, conhecido no mercado turístico como segmento MICE (Meetings, Incentive, Congress and Events),
é considerado um setor
estratégico para o turismo brasileiro. “Este turista tem um perfil
diferenciado do turista comum. Tem poder aquisitivo alto e um gasto
médio elevado”, detalha o presidente. Ele explica, ainda, que muitos
destes turistas prolongam sua estada no Brasil beneficiando
as cidades que sediam os eventos, com os recursos deixados no país.
“Além da grande movimentação financeira gerada pela presença dos
visitantes internacionais nos eventos, o país se beneficia em aspectos
muitas vezes incalculáveis, referentes à construção
da imagem do local.
Serão
apoiadas as propostas Captação de Evento Internacional, consistindo em
candidatar o país (estado ou município) a sediar um evento internacional
específico,
e também iniciativas de Promoção de Evento internacional, tendo como
objetivo divulgar o País no exterior durante a edição que antecede a
realização do evento captado a ser realizado no Brasil, ou em evento com
temática correlata à do evento a ser promovido.
“Vale
lembrar que a Embratur limita suas ações para eventos que tenham
abrangência internacional e que estejam no início em sua terceira
edição, que tenham
alternado sua realização em pelo menos outros dois países”, destacou
Dino. As ações de captação ou de promoção deverão ocorrer no período de
agosto de 2013 a fevereiro de 2014.
Serviço:
O edital completo, com todas as informações e prazos para candidatura, poderá ser encontrado no endereço:
http://bit.ly/11fGVHa
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