Centro
Aberto de Mídia, do Governo Federal, abre espaço para debater o impacto
dos grandes eventos esportivos no segmento turístico
As iniciativas do setor
turístico do Brasil durante o período dos grandes eventos esportivos que
o Brasil começou a receber foi tema de entrevista coletiva com
jornalistas brasileiros
e estrangeiros hoje (18), no Centro Aberto de Mídia do Governo Federal,
no Rio de Janeiro. “O Brasil está preparado para receber grandes
eventos”. Esta foi a mensagem do secretário-executivo de Ministério do
Turismo, Valdir Simão, durante o encontro.
O secretário-executivo
apresentou os principais números do turismo do Brasil e ressaltou que,
mesmo com a crise econômica mundial, o segmento no país cresceu 6%.
“Desde 2003, quando
o Ministério do Turismo foi criado, o setor deixou de ser apenas uma
prática social para se tornar uma atividade socioeconômica com
relevância e impacto no desenvolvimento do país”, ressaltou.
A crescente relevância do
setor para o governo é demonstrada pelo aumento em 3,5 vezes do
orçamento da pasta nos últimos dez anos. “Para 2013 temos R$ 1,426
bilhão, contando com
um crédito extraordinário”, disse Simão.
Aos jornalistas, o
secretário-executivo ressaltou que, por dois anos seguidos, o país ficou
em primeiro lugar entre 140 países no quesito “recursos naturais”,
segundo o Relatório
de Competitividade em Viagem e Turismo (Travel & Tourism
Competitivity Report) do WEF (Fórum Econômico Mundial).
“Nosso país detém um quinto
de todas as espécies da fauna e flora, tem 310 áreas federais
protegidas, 67 delas são parques nacionais abertos à visitação, tem
combatido o desmatamento
com sucesso na maior floresta tropical do mundo, possui grande
diversidade de paisagens, que vão dos campos subtropicais de altitude da
Serra Gaúcha às ilhas oceânicas, do cerrado de águas cristalinas do
Jalapão à selva amazônica. Detém, ainda, uma diversidade
cultural que nos coloca em 23º lugar na classificação do Fórum
Econômico Mundial”.
Para fortalecer o turismo
no Brasil, Simão comentou que investimentos públicos são realizados de
forma intensiva e abrangente para que o setor se desenvolva e o país
esteja apto
a receber turistas com qualidade, como as linhas de crédito para meios
de hospedagem, além de deixar um legado para toda a sociedade
brasileira. “Já foram investidos R$ 27,5 bilhões para a Copa do Mundo da
FIFA 2014, visando receber 600 mil turistas estrangeiros
e 3 milhões de brasileiros que viajarão pelo país”.
Também participou da
coletiva o secretário de Turismo da Prefeitura do Rio de Janeiro,
Antônio Pedro Figueira de Mello, o subsecretário de Turismo do Estado do
Rio de Janeiro, Cláudio
Magnavita, e o presidente do Rio Convention & Vistors Bureau, Paulo
Senise.
Assessoria de Comunicação- Embratur
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