Espaço do país nas feiras dará destaque para imagens
dos destinos turísticos e evidenciará as cores da Marca Brasil, principal ícone
da promoção turística no mercado internacional
Entre os dias 21 e 23 de maio, a Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo) irá apresentar o Brasil durante a IMEX Frankfurt com um
estande reformulado. “Conforme orientado pelo Plano Aquarela, que direciona a
estratégia de marketing turístico do Brasil até 2020, fortaleceremos a venda
dos produtos e destinos do país a partir das imagens e das cores da Marca
Brasil”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O estande da IMEX terá 202,5 m² e contará com 23 bases
de negócios, e imagens estáticas gigantes, além de dois grandes telões. “Os
espaços reservados aos co-expositores foram redesenhados para oferecer maior
conforto durante os encontros de negócios. Ao mesmo tempo, receberão as cores
da Marca Brasil, com o objetivo de reforçá-la como elemento de reconhecimento
do país no mercado internacional”, destacou Dino.
O presidente também ressaltou que essas mudanças irão
proporcionar o melhor aproveitamento do espaço, considerando a premissa que a
Embratur deve garantir que o estande seja um ambiente de negócios. “Em 2013,
priorizamos a participação de feiras que ofereçam oportunidades consistentes de
bons contatos para nossos co-expositores”.
A feira IMEX é uma das principais do segmento MICE –
Mettings, Conventions and Exhibitions (encontros, incentivos, convenções e
feiras) e reunirá profissionais da indústria do turismo para o segmento de
todas partes do mundo. A organização do evento também oferece seminários e
workshops organizados por renomadas associações e instituições, como a ICCA
(International Congress & Convention Association), o GCB (German Convention
Bureau), a SITE (Society of Incentive & Travel Executives), entre outros.
Em 2012 participaram da IMEX mais de 4.000 compradores de cerca de 68 países,
tendo mais de 9 mil visitantes do trade, de 81 países.
“O segmento MICE vem contribuindo de forma muito
efetiva para o incremento do fluxo de turistas para o Brasil. O crescimento
considerável no número de turistas que acorrem aos eventos realizados no país,
mantém o Brasil no ranking dos 10 países que mais realizam eventos
internacionais no mundo (Ranking ICCA)”, comentou o presidente da Embratur.
Em 2012, o Brasil teve o 5º maior crescimento na
captação de eventos internacionais, na comparação com o ano anterior. É o que
aponta levantamento divulgado pela ICCA, mostrando que o Brasil subiu de 304
para 360 eventos internacionais o ano passado. “Isso significa que, em média,
recebemos, praticamente, um evento internacional a cada dia do ano passado”,
compara o presidente. “Lembrando que, obviamente, cada evento desses dura mais
que um dia”.
Com o resultado, o Brasil manteve a 7ª posição no
ranking internacional da ICCA. “Tenho certeza que, com esse crescimento robusto
no número de eventos, caminhamos com segurança para subir à 5ª posição nos
próximos anos”, avalia Dino. Para ele, os megaeventos realizados, com sucesso,
no Brasil, como a Rio + 20 no ano passado, demonstram ao trade internacional
que o país está capacitado para receber eventos de qualquer porte.
Comentários