Uma das maiores feiras de turismo do mundo lança sua versão latino americana, esta semana,
em
São Paulo. Para o presidente da Embratur, que apoia o evento, é um
reconhecimento internacional ao aumento do peso do Brasil no setor
turístico
A
maior cidade da América do Sul recebe, a partir de amanhã, a primeira
edição WTM (World Travel Marketing) Latin America. O evento, que segue
até o dia 25, ocorre no
Transamérica Expo Center e conta com o apoio institucional da
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). É a primeira vez que a WTM,
uma das principais feiras de turismo do mundo, sai de Londres para ser
realizada no Brasil.
"É
um reconhecimento inédito do peso que o país assumiu no mercado
turístico internacional", avalia o presidente da Embratur, Flávio Dino .
"A realização dos
megaeventos gera um círculo virtuoso do qual fazem parte também a
recepção de feiras internacionais como estas", afirma. “As ações do
Governo, juntamente com a iniciativa privada, colocam o país em um novo
patamar no mercado turístico internacional, especialmente
com os eventos que acontecerão em breve, como a Copa das Confederações e
a Jornada Mundial da Juventude neste ano; a Copa do Mundo, em 2014; os
Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016; e a possível captação para
Exposição Universal ( Expo 2020) em 2020, também
em São Paulo”, concluí Dino.
A
escolha da capital paulista para realização da edição da feira no
continente latino americano comprova a capacidade do Brasil para
realizar eventos internacionais.
“Essa escolha comprava a grande capacidade do Brasil para captar e
realizar eventos internacionais. Já ocupamos o 7º lugar no ranking da
ICCA (International Congress Association) e o Brasil tem todas as
condições de continuar subindo”, comenta. Em 2012,
o país sediou cerca de 350 eventos internacionais, o que representa um
crescimento de 15% em relação ao ano anterior. “Com a edição da WTM
Latin America em São Paulo, consolidamos essa tendência e também a
experiência brasileira na realização de grandes eventos”,
diz Dino.
O
crescente aumento de entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o
resultado de um trabalho feito em parceria entre o Governo Federal, os
governos estaduais
as prefeituras, os empresários e os profissionais do turismo, que
buscam consolidar o país como um importante destino turístico mundial.
Dino
lembra que, este ano, estudo da consultoria GBTA (Global Business
Travel Association) apontou grandes perspectivas para o setor de turismo
de negócio e eventos
no Brasil. “As estimativas da GBTA vêm confirmar o nossa percepção a
partir dos números do setor e do ranking da ICCA”, avalia. A notícia
ganhou destaque na revista The Economist, a principal publicação de
negócios do mundo, afirmando que o Brasil vive um
ótimo momento do turismo doméstico no segmento de negócios, que este
ano deve crescer 12,9%, movimentando US$ 27 bilhões. “Atualmente, as
viagens domésticas dominam o mercado brasileiro de turismo no segmento
negócios. Mas, com a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos
no horizonte, novas oportunidades vão aparecer e mais empresas devem se
interessar por esse mercado”, afirma a nota da Economist. O estudo
avalia que, nos próximos dois anos, o Brasil deve superar Itália, França
e Reino Unido no mercado de turismo de negócios.
WTM Latin America e o 39º Encontro Comercial Braztoa
Simultaneamente
a WTM Latin America acontecerá o 39º Encontro Comercial Braztoa, a
parceria entre os operadores e os demais profissionais de turismo de
todo o
país e do exterior e intensificar o segmentos de lazer, MICE e
Corporativo no país. A WTM Latin America 2013 é organizada pela Reed
Travel Exhibitions, sediada em Londres. Conta com apoio institucional da
Embratur.
Assessoria de Imprensa- Embratur
Comentários