O diretor para mercados internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso fala no Goal to Brasil
Edição do Goal To
Brasil realizada em Berlim levou o calor brasileiro para o inverno da Europa.
Ações de promoção no país continuam durante a feira ITB, onde a Embratur
contará com 50 co-expositores.
Cultura, Gastronomia e Esporte: estes foram os
elementos utilizados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para
promover o Brasil como sede de grandes eventos esportivos durante mais uma
edição do Goal To Brasil. O evento aconteceu hoje, (5), em Berlim, na Alemanha.
“O destaque do evento, direcionado aos alemães, foi a diversidade do Brasil. O
público se mostrou o tempo todo interessado em receber informações do
país que receberá a Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de
2016”, disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.
“Em cada edição, nos preocupamos com os detalhes, para
que o mercado conheça o Brasil, incorporando as diversas características
únicas, encontradas nos destinos do país”. Em Berlim, o local escolhido foi o
moderno centro de eventos Axica, localizado ao lado do Portão de Brandemburgo,
um dos pontos centrais mais conhecidos da capital alemã. O Goal To Brasil
aconteceu em um espaço que se assemelha a um aquário, onde os estandes das 12
cidades-sede foram iluminados pela luz natural do céu azul do inverno
berlinense. O clima do Brasil tomou conta do território alemão, afastando o
frio de 5 graus, a partir das manifestações culturais, culinária, e
apresentações folclóricas feitas aos profissionais.
A programação começou com uma coletiva de imprensa, que contou com a participação do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso; da secretária-executiva do ministério da Cultura, Jeanine Pires; do chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho; do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; do presidente da Empetur, André Correia; e do secretário de Turismo de Recife, Felipe Carreras.
O
Goal To Brasil, uma iniciativa da Embratur, com apoio dos Ministérios do
Turismo, do Esporte, da Cultura e das Relações Exteriores, reuniu 200
convidados, entre eles jornalistas, operadores de turismo e agentes de viagens,
além de formadores de opinião. “Ultrapassamos a marca dos mil profissionais de
turismo formados como Especialistas em Brasil, após nove edições do evento”,
disse o diretor da Embratur.
Aos jornalistas, Pedroso ressaltou o entusiasmo do
país nos preparativos para os grandes eventos esportivos que o Brasil irá
sediar nos próximos anos. “Além da Copa do Mundo FIFA e Jogos Olímpicos e
Paralímpícos, outros grandes encontros internacionais contribuirão para que o
Brasil alcance em 2020 a marca dos 10 milhões de turistas, com um ingresso de
15 bilhões de dólares, provenientes de viagens internacionais”, destacou o
diretor.
Já a secretária-executiva do Ministério da Cultura,
anunciou a realização de um grande festival de cultura brasileira durante os 30
dias da Copa, com o objetivo de oferecer entretenimento aos turistas e imprensa
internacional. “Levar aos visitantes e jornalistas informações durante o
mundial esportivo será uma oportunidade únicas para a internacionalização da
cultura brasileira”, comentou Jeanine.
Ainda durante a coletiva, o chefe-adjunto da
Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar
Coutinho, destacou as iniciativas do governo brasileiro na preparação do país
para sediar os grandes eventos. “A atenção do ministério está voltada para a
realização dos eventos, a partir da interlocução com todas as esferas
governamentais”, disse Coutinho.
Para esta edição, Recife foi a cidade-sede escolhida
para ser a anfitriã. No encontro com os profissionais de imprensa, o secretário
de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, mencionou que pesquisas mostram que
65% dos turistas querem visitar a região Nordeste do Brasil. “Este número nos
motiva a buscar ferramentas para captar novos visitantes estrangeiros para
Pernambuco, especialmente neste momento próximo da Copa das Confederações, e em
seguida, Copa do Mundo, em 2014”. Para ele, a Alemanha é um mercado estratégico
para o estado, já que o país foi o principal emissor de turistas internacionais
durante o carnaval de 2013.
Já o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe
Carreras, enalteceu durante a abertura do Goal to Brasil, a característica
acolhedora do recifense. "Temos um jeito especial para ser anfitrião e
receber bem o turista. É essa peculiaridade que vamos apresentar aqui ao longo
do dia de hoje", ressaltou Carreras. Ele finalizou sua participação
citando a campanha do estado: “Pernambuco é só chegar”.
Gastronomia e Cultura
Para produzir os pratos servidos no evento e
apresentar a gastronomia brasileira, com ênfase na culinária pernambucana,
foram convidados três chefes: Joca Pontes (Recife), Bruno Cabral (São Paulo), e
Carlos Kristensen (Porto Alegre). Para o cardápio, o trio escolheu caldinho de
feijoada, camarão com pirão de peixe, creme de queijos com filé suíno,
arrumadinho de carne-de-sol e escondidinho de cordeiro. De sobremesa, foi
servido a iguaria pernambucana bolo de rolo, além de brigadeiro de colher. Para
produzir a tradicional tapioca de Pernambuco para os alemães, Dona Bia veio
direto do Alto da Sé, em Olinda.
O Balé Cultural de Pernambuco foi a atração escolhida
para mostrar a diversidade da cultura do Brasil. O ritmo do frevo atraiu a
atenção do público que ficou entusiasmado com a apresentação. A manifestação
cultural foi reconhecida, em dezembro de 2012, como Patrimônio Imaterial da
Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a
Cultura (Unesco). A proposta de inscrição do frevo foi realizada pelo
Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan).
Eventos coordenados
O Goal To Brasil Berlim acontece quando a cidade alemã
está recebendo profissionais de turismo de todo o mundo para participar da ITB
(Feira Internacional de Turismo), que começa amanhã (6) e vai até o dia 10 de
março. “O evento exclusivo sobre o Brasil, um dia antes da feira, eleva o país
a um patamar diferenciado de promoção. Mas durante a ITB, os operadores de turismo
e agentes de viagens que não compareceram ao Goal To Brasil, poderão conhecer
detalhes dos destinos turísticos brasileiros”, explicou Pedroso, ao lembrar que
a Embratur terá um estande de 603,75m² e contará com cerca de 50 co-expositores
nesta feira, considerada a mais importante do mundo.
Comentários