DIVERSIDADE DO BRASIL EM ALTA NA ALEMANHA


O diretor para mercados internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso fala no Goal to Brasil

Edição do Goal To Brasil realizada em Berlim levou o calor brasileiro para o inverno da Europa. Ações de promoção no país continuam durante a feira ITB, onde a Embratur contará com 50 co-expositores.

Cultura, Gastronomia e Esporte: estes foram os elementos utilizados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) para promover o Brasil como sede de grandes eventos esportivos durante mais uma edição do Goal To Brasil. O evento aconteceu hoje, (5), em Berlim, na Alemanha. “O destaque do evento, direcionado aos alemães, foi a diversidade do Brasil. O público  se mostrou o tempo todo interessado em receber informações do país que receberá a Copa do Mundo FIFA 2014 e Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016”, disse o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.

“Em cada edição, nos preocupamos com os detalhes, para que o mercado conheça o Brasil, incorporando as diversas características únicas, encontradas nos destinos do país”. Em Berlim, o local escolhido foi o moderno centro de eventos Axica, localizado ao lado do Portão de Brandemburgo, um dos pontos centrais  mais conhecidos da capital alemã. O Goal To Brasil aconteceu em um espaço que se assemelha a um aquário, onde os estandes das 12 cidades-sede foram iluminados pela luz natural do céu azul do inverno berlinense. O clima do Brasil tomou conta do território alemão, afastando o frio de 5 graus, a partir das manifestações culturais, culinária, e apresentações folclóricas feitas aos profissionais.

A programação começou com uma coletiva de imprensa, que contou com a participação do diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso; da secretária-executiva do ministério da Cultura, Jeanine Pires; do chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho; do secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa; do presidente da Empetur, André Correia; e do secretário de Turismo de Recife, Felipe Carreras.

O Goal To Brasil, uma iniciativa da Embratur, com apoio dos Ministérios do Turismo,  do Esporte, da Cultura e das Relações Exteriores, reuniu 200 convidados, entre eles jornalistas, operadores de turismo e agentes de viagens, além de formadores de opinião. “Ultrapassamos a marca dos mil profissionais de turismo formados como Especialistas em Brasil, após nove edições do evento”, disse o diretor da Embratur. 


                           

Aos jornalistas, Pedroso ressaltou o entusiasmo do país nos preparativos para os grandes eventos esportivos que o Brasil irá sediar nos próximos anos. “Além da Copa do Mundo FIFA e Jogos Olímpicos e Paralímpícos, outros grandes encontros internacionais contribuirão para que o Brasil alcance em 2020 a marca dos 10 milhões de turistas, com um ingresso de 15 bilhões de dólares, provenientes de viagens internacionais”, destacou o diretor.

Já a secretária-executiva do Ministério da Cultura, anunciou a realização de um grande festival de cultura brasileira durante os 30 dias da Copa, com o objetivo de oferecer entretenimento aos turistas e imprensa internacional. “Levar aos visitantes e jornalistas informações durante o mundial esportivo será uma oportunidade únicas para a internacionalização da cultura brasileira”, comentou Jeanine.

Ainda durante a coletiva, o chefe-adjunto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Esporte, Vilmar Coutinho, destacou as iniciativas do governo brasileiro na preparação do país para sediar os grandes eventos. “A atenção do ministério está voltada para a realização dos eventos, a partir da interlocução com todas as esferas governamentais”, disse Coutinho.

Para esta edição, Recife foi a cidade-sede escolhida para ser a anfitriã. No encontro com os profissionais de imprensa, o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, mencionou que pesquisas mostram que 65% dos turistas querem visitar a região Nordeste do Brasil. “Este número nos motiva a buscar ferramentas para captar novos visitantes estrangeiros para Pernambuco, especialmente neste momento próximo da Copa das Confederações, e em seguida, Copa do Mundo, em 2014”. Para ele, a Alemanha é um mercado estratégico para o estado, já que o país foi o principal emissor de turistas internacionais durante o carnaval de 2013.

Já o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, enalteceu durante a abertura do Goal to Brasil, a característica acolhedora do recifense. "Temos um jeito especial para ser anfitrião e receber bem o turista. É essa peculiaridade que vamos apresentar aqui ao longo do dia de hoje", ressaltou Carreras. Ele finalizou sua participação citando a campanha do estado: “Pernambuco é só chegar”.

Gastronomia e Cultura

Para produzir os pratos servidos no evento e apresentar a gastronomia brasileira, com ênfase na culinária pernambucana, foram convidados três chefes: Joca Pontes (Recife), Bruno Cabral (São Paulo), e Carlos Kristensen (Porto Alegre). Para o cardápio, o trio escolheu caldinho de feijoada, camarão com pirão de peixe, creme de queijos com filé suíno, arrumadinho de carne-de-sol e escondidinho de cordeiro. De sobremesa, foi servido a iguaria pernambucana bolo de rolo, além de brigadeiro de colher. Para produzir a tradicional tapioca de Pernambuco para os alemães, Dona Bia veio direto do Alto da Sé, em Olinda.

O Balé Cultural de Pernambuco foi a atração escolhida para mostrar a diversidade da cultura do Brasil. O ritmo do frevo atraiu a atenção do público que ficou entusiasmado com a apresentação. A manifestação cultural foi reconhecida, em dezembro de 2012, como Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A proposta de inscrição do frevo foi realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Eventos coordenados

O Goal To Brasil Berlim acontece quando a cidade alemã está recebendo profissionais de turismo de todo o mundo para participar da ITB (Feira Internacional de Turismo), que começa amanhã (6) e vai até o dia 10 de março. “O evento exclusivo sobre o Brasil, um dia antes da feira, eleva o país a um patamar diferenciado de promoção. Mas durante a ITB, os operadores de turismo e agentes de viagens que não compareceram ao Goal To Brasil, poderão conhecer detalhes dos destinos turísticos brasileiros”, explicou Pedroso, ao lembrar que a Embratur terá um estande de 603,75m² e contará com cerca de 50 co-expositores nesta feira, considerada a mais importante do mundo.



Comentários