Lojas Renner registra crescimento de 21,8% na Receita Líquida das Vendas de Mercadorias, totalizando R$ 1.184,3 milhões no 4T12
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As Vendas em Mesmas Lojas cresceram 12,4%, e a Margem Bruta, + 1p.p em relação ao 4T11
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Despesas Operacionais registram diluição de 0,7p.p em comparação ao último trimestre de 2011
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Lucro Líquido da Companhia no 4T12 é de R$ 147,7 milhões com incremento de 24% sobre o quarto trimestre de 2011
O ambiente
macroeconômico estável em relação ao nível de empregos, as condições
climáticas propícias, a adequada estratégia de introdução das coleções e
a sua assertividade refletiram-se positivamente no quarto
trimestre de 2012. A Receita Líquida das Vendas de Mercadorias alcançou R$ 1.184,3 milhões no 4T12, com um crescimento de 21,8% em relação ao mesmo período de 2011. No conceito de
Lojas Comparáveis, as Vendas da operação Renner chegaram a 12,4%,
o que demonstra a efetividade das novas operações abertas e a retomada
das vendas nas lojas que estiveram em reforma nos últimos trimestres.
Como resultado da boa
aceitação das coleções nas diferentes regiões do país, da gestão
adequada dos níveis de estoques, das melhores negociações no mercado
doméstico e internacional e do menor custo do algodão
e outras fibras, a Margem Bruta da Operação de Varejo foi de 53,8%, com crescimento de 1,0 p.p. sobre a margem de 52,8% apresentada no 4T11.
O controle rigoroso dos
custos para compensar as despesas adicionais com o novo CD no Rio de
Janeiro foi uma marca do 4T12. Quanto às
Despesas Operacionais, as Despesas com Vendas foram de R$
277,5 milhões, representando 23,4% da Receita Líquida das Vendas de
Mercadorias, com uma diluição de 0,7p.p., ante os 24,1% do 4T11. As
Despesas Gerais e Administrativas, por sua vez, foram de R$ 86,7
milhões, representando 7,3% da Receita Líquida, ante 7,7% no 4T11. Essas
diluições devem-se à maior participação nas vendas advindas das
unidades inauguradas recentemente e das lojas recém-reformadas,
além de um rígido controle de gastos.
Dessa forma, a geração de caixa
EBITDA do Varejo chegou a R$ 259,6 milhões, com incremento de 28,5%, e Margem EBITDA
de 21,9% ante 20,8% no 4T11. Esta melhoria na Margem deve-se à
combinação de um maior nível de vendas com um incremento de margem
bruta, assim como pelos esforços
concentrados de gestão de despesas e o positivo crescimento do
resultado dos serviços financeiros. Com tudo isso, o
Lucro Líquido da Companhia cresceu 24,0% em relação ao 4T11,
totalizando R$ 147,7 milhões, com Margem Líquida de 12,5% versus 12,2%
no ano anterior.
SERVIÇOS FINANCEIROS CRESCEM 59,7% NO 4T12
O Resultado de Serviços Financeiros,
no 4T12, foi de R$ 32,7 milhões, ficando 59,7% acima dos R$ 20,5
milhões do 4T11 como consequência dos baixos níveis de inadimplência e
das contribuições
advindas dos cartões co-branded. As iniciativas implementadas pela
Companhia nos últimos anos para o controle das perdas e ganhos de
eficiência em concessão, cobrança e recuperação de crédito refletiram-se
no percentual das
perdas no Cartão Renner, Líquidas das Recuperações,
que foi de 3,6% sobre a carteira no 4T12
contra 4,4% no 4T11.
Em dezembro, o total de Cartões Renner emitidos chegou a 20,8 milhões com uma participação de 51,2% nas vendas de mercadorias, no 4T12. O
ticket médio do Cartão Renner no período foi de R$ 165,27 ante os R$ 155,78 do 4T11.
A carteira total de empréstimos atingiu em dezembro de 2012, R$ 112,3 milhões, ante R$ 101,1 milhões de dezembro de 2011. As
perdas de Empréstimos Pessoais, líquidas das recuperações, no trimestre foram de 3,6% (sobre a carteira) ante 5,0% no mesmo período do ano anterior.
Já Meu Cartão, em dezembro de 2012, atingiu 1,1 milhão de cartões emitidos, tendo a sua
carteira alcançado a marca de R$ 90,7 milhões, o que contribuiu
com uma geração de receitas no valor total de R$ 12,4 milhões ante R$
3,0 milhões no 4T12.
INVESTIMENTOS NO 4T12
No 4T12,
a Companhia inaugurou 15
Lojas Renner, uma Blue Steel (São Paulo – Bourbon Pompéia), cinco
Camicado (Jundiaí, Osasco, São José dos Campos e Campo Grande) e
concluiu as obras do CD construído no Rio de Janeiro, chegando assim, à
marca
de 188 Lojas Renner e 40 Camicado, além das quatro lojas piloto da
marca Blue Steel.
Lojas da Renner inauguradas no 4T12:
BALANÇO 2012
LOJAS 2012
No decorrer de 2012, foram abertas 24 lojas Renner, com área média de 1,9 mil m2, uma Blue Steel com 140 m2 e 10 Camicado com área média de 500 m2. Com isso,
a área de vendas foi ampliada em 14,2%.
Em dezembro de 2012, as operações contavam com 232 lojas espalhadas em todas as regiões do Brasil, principalmente localizadas em
shopping centers, que totalizavam 382,0 mil m2 de área de vendas, sendo 188 unidades e 360,6 mil m2 Renner, quatro lojas e 747,6 m2 Blue Steel, e 40 lojas e 20,7 mil m2 Camicado.
Em termos de produtividade por m2, o valor médio de vendas na Renner (incluindo Blue Steel) no encerramento de 2012, foi de R$ 9,9 mil por m2
e na Camicado de R$ 8,5 mil por m2.
Uma nova plataforma de
E-commerce, com layout moderno e mais alinhado ao
posicionamento da Lojas Renner, foi lançada em agosto de 2012. A
apresentação de produtos passou a ser focada em conceitos de moda e o
portal passou a oferecer ainda melhor navegabilidade
para o visitante, com integração a redes sociais e serviços online. Em
2012, o site de comercio eletrônico atingiu a marca de 2,5 milhões de
visitantes únicos por mês, com Receita Líquida de R$ 20,7 milhões e
crescimento de 111,6% em relação a 2011.
NOVOS PROJETOS EM 2012
Logística
- Em agosto de 2012, entrou em operação o CD do Rio de Janeiro, com área de 50 mil m2, que se somou aos 28 mil m2 dos CDs já existentes em São Paulo e Santa Catarina. A nova unidade é ímpar em grau de automação no Brasil e
irá proporcionar ganhos de eficiência e melhor aproveitamento do espaço físico.
O
projeto de logística inclui também a construção de outros dois CDs, em
Santa Catarina e em São Paulo, que devem estar concluídos até 2016. A
área total de armazenagem será então de aproximadamente
150 mil m2.
Tal
estrutura é essencial para suportar o crescimento da empresa e para a
plena adoção do novo modelo de abastecimento das lojas. Em termos de
gestão dos estoques, deixa-se o controle por grades
(packs de cores e tamanhos) para adotar a gestão por itens individuais (SKUs). Com relação ao processo logístico, abandona-se o
cross docking – onde os produtos são recebidos, manipulados e
encaminhados para a expedição sem passar pelo processo de estocagem –
para adotar o sistema de
push-pull – que se baseia no equilíbrio entre o que é enviado para as lojas e o que é solicitado por elas.
Centro
de Serviços Compartilhados (CSC) – Em 2012, a Lojas
Renner criou o departamento que deverá consolidar e padronizar todos os
processos de suporte das atividades, resultado em maior eficiência dos
mesmos e no aprimoramento dos controles internos.
O objetivo principal é liberar as áreas para dedicar maior foco aos
negócios e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência nos processos de
suporte gerando ainda economias de escala que permitirão a redução de
despesas.
PERSPECTIVAS
O
plano da Companhia, baseado em estudo que considera a evolução do
potencial de mercado para as diferentes regiões do país, é de chegar em
2021 com 408 lojas da operação Renner, ocasionando
assim, a inauguração de 220 lojas nos próximos anos.
O rollout
das lojas especializadas voltadas para o estilo jovem é uma parte
importante dos planos da Companhia para 2013, quando devem ser
inauguradas, no mínimo, 10 novas unidades em
importantes shoppings do País, com área de vendas de aproximadamente
120 m2 cada. Ainda em 2013, será lançada a nova marca que
irá substituir a Blue Steel naquela operação, e a partir de então, esta
última passará a ser comercializada apenas na
Renner.
Nas
lojas Camicado, plataforma da Companhia para o crescimento no segmento
de casa e decoração, o objetivo é a liderança do mercado, consolidando a
presença nacional. Com relevante potencial
de geração de valor para os acionistas, a estimativa é de ter 125 lojas
Camicado em funcionamento até o ano de 2020, sendo que, em 2013, serão
abertas seis unidades.
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