Cenários econômicos para 2013: crise europeia ameaça economia mundial





“A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) cortou suas previsões para o crescimento global em seu relatório semestral, divulgado no final de novembro, alertando que a crise da dívida na zona do euro é a maior ameaça à economia mundial.”

Esta é uma das principais conclusões de um estudo de cenários econômicos para o Brasil e para o mundo, elaborado por Henrique Marinho, da C&M – Consultoria Econômica e Financeira, sócia da Câmara de Comércio Brasil Portugal.
Mas não é só a recessão da zona euro que preocupa os economistas e os governos. Nos Estados Unidos também reina a incerteza, numa altura em que Barack Obama, no arranque para o seu segundo mandato, tem sobre a mesa a necessidade de cortes orcamentários para controlar a despesa pública. 
 
Já no que diz respeito ao desempenho dos BRIC´s (Brasil, Rússia, Índia e China), a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) prevê que o Brasil “apresentará um menor resultado econômico em 2012 e melhorará um pouco em 2013”. Mas só um pouco.
 
Mais otimista, a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) estima que a economia da região deverá apresentar bom resultado em 2012 e 2013, com crescimento previsto de 3,2% e 4,0%, respectivamente. Segundo esses cálculos, o PIB do Brasil poderá ter um crescimento real de 4% no ano que agora está começando, embora abaixo do crescimento do Chile (4,8%).
 
O trabalho da C&M – Consultoria Econômica e Financeira articula as principais previsões para os próximos anos para o PIB, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio para o Brasil. 
 

 
Fonte: CBP-CE em 10.01.13

Comentários