“HI Quality é implantado nos credenciados da
HI no nordeste”
A Federação Brasileira de Albergues da Juventude-FBAJ iniciou na semana passada
a segunda fase de implantação do programa de certificação em qualidade da
Hostelling International Brasil.
O
“HI-Quality” é um programa de longo prazo que está sendo implementado na
rede mundial HI Hostels, para melhorar a performance da qualidade
gerencial e operacional da rede, que atualmente conta com mais de 4.500
hostels.
A
capacitação foi realizada no HI Praia do Forte e contou com a participação de
praticamente todos os hostels credenciados no nordeste pela rede.
O
Sistema HI Q
O Sistema de Qualidade da
rede HI, foca na gestão e operações do hostels. Dissemina as
"melhores práticas" de princípios de qualidade
por todo o
mundo ao mesmo tempo em que se adapta às necessidades específicas de cada
hostel em particular, permitindo que cada unidade
da rede,
aperfeiçoem suas operações uniformemente e ofereçam padrões para
assegurar que o hóspede tenha uma excelente experiência de
hospedagem
A
capacitação HI Q é baseada nas dúvidas e
questionamentos dos hostels, por isso o programa pode ser moldado de acordo com
as necessidades de cada hostel em particular . O treinamento não é focado
somente no conhecimento, mas nas habilidades e atitudes do
empreendedor.
Para Heloísa Coutinho, gerente de qualidade da rede HI Brasil que realizou a
capacitação, “o HI-Q vai auxiliar os hostels a melhorarem ainda
mais seu produto e seu atendimento, e assim consolidar a HI como a rede
com os melhores hostels do Brasil”.
Para receber a
certificação e exibir o logotipo diferencial HI – Q, os hostels são
avaliados nos quesitos limpeza, manutenção, organização dos processos, plano de
negócios e estratégias a curto e longo prazos.
Uma nova reavaliação é realizada de três em três anos.
Segundo Heloísa, a FBAJ continua o processo de certificação H-Q ao longo de
2013 visando qualificar cada vez mais os hostels credenciados pela rede, como
uma das ações para receber os megaeventos previstos para os próximos anos.
O
diferencial do HI Quality
Para
Paulo Limoncic, gestor do Praia do Forte Hostel, que sediou o treinamento ,”a
implantação do HI Quality, dará um padrão de qualidade, necessário para cada
vez mais encantar os seus clientes”.
Já para Fábio Farias, diretor do Maceió Hostel –
unidades Pajuçara e Ponta Verde, que em setembro de 2013, vai receber os
proprietários de HI Hostels do Brasil, para seu encontro anual, “ a
implementação do HI Q, será uma grande transição de um trabalho que atualmente
é bem feito, para outro com toda excelência e rigor que o projeto demanda”
Roberta
Leão, Sócia Diretora do Arrecifes Hostel pondera que o programa vai
possibilitar uma maior qualidade nos serviços prestados pelos
hostels da rede HI Brasil. “Sistema baseado nas melhores ferramentas de gestão
empresarial, além das questões de sustentabilidade que serão implantadas e
padronizadas e que são foco do padrão de qualidade da HI.”
Para Leonardo Abreu, gerente do HI Caminhos da Chapada, localizado na
Chapada Diamantina, na centenária Palmeiras, “com o treinamento a rede
poderá desenvolver um trabalho de excelência tanto no atendimento como
internamente, além de uma forma administrativa e qualitativa mais integrada com
os hostels da rede o que vai resultar em maior credibilidade no mercado de
hospedagem.”
Para
todos os integrantes da capacitação o encontro serviu como plataforma de união
e parceria entre os credenciados da HI Brasil nordeste e uma enriquecedora
troca de experiências com os colegas.
HI
Hostel Arraial d’Ajuda recebeu distinção da HI
O HI
Hostel Arraial d’Ajuda participou da capacitação do HI Quality em São Paulo. No
retorno, Carla Mattiello, que coordenou o processo,
iniciou reuniões semanais com sua
equipe e foi colocado em prática o sistema HI Q.
No
ano passado foram auditados e selecionados como o segundo melhor hostel auditado
nas Américas do Sul, Central e do Norte. A obtenção
do “Selo
com Q de qualidade maiúsculo”, segundo Carla “promoveu a eficiência do
trabalho em equipe, o que se manifestou diretamente na
satisfação
dos clientes”
Recentemente, o Hostel foi auditado novamente e recebeu parecer acima da média,
fazendo jus a distinção que recebeu da HI Internacional.
Comentários