Livro aborda termos, locais e rotas do Turismo Náutico na Baía de Todos-os-Santos


GLOSSÁRIO NÁUTICO



Redescobrir a Baía de Todos-os-Santos 511 anos depois da chegada de Américo Vespúcio às águas da maior baía navegável do Brasil. Eis o desafio para os amantes do turismo náutico que ganharam, nesta quinta-feira, 1º de novembro, Dia de Todos-os-Santos, um glossário náutico especializado na região. Com o intuito de aguçar a curiosidade de velejadores e impulsionar o turismo náutico numa das mais importantes zonas turísticas do estado, a Secretaria de Turismo lançou, nesta manhã, o Glossário Náutico da Baía de Todos-os-Santos, no Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) do Pelourinho.

O livro, publicado em capa dura e com impressão colorida, reúne cerca de 500 verbetes em ordem alfabética. São termos próprios do linguajar dos navegantes, definições dos diferentes tipos de embarcações, instrumentos utilizados por marinheiros, suas respectivas serventias, além de especificidades dos municípios e localidades dessa zona turística. Tipos de turismo náutico como o de cruzeiros também têm suas definições incluídas na publicação.

De acordo com o secretário de Turismo do Estado, Domingos Leonelli, o Glossário Náutico é um instrumento para divulgar o potencial da Baía de Todos-os-Santos. “Ele é o primeiro grande produto do Prodetur Nacional, que vai privilegiar 18 municípios da zona turística e é um grande instrumento de trabalho, pois vai ajudar a divulgar o nosso potencial náutico”, explicou o gestor, referindo-se ao incentivo à área náutica trazido pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Nacional) – Bahia, que tem investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, no valor de US$ 84,7 milhões, aproximadamente R$ 170 milhões.

Glossário também traz informações geográficas e de infraestrutura

Rotas náuticas da Baía de Todos-os-Santos (BTS) têm destaque no livro. Ao todo são dez trajetos que, além da indicação do grau de dificuldade e tipo de embarcação indicada para a rota, vêm acompanhados das coordenadas de navegação.

Interessados pelo mergulho nas águas da baía também encontram no livro um verbete dedicado ao assunto e a indicação dos locais de naufrágio de 17 embarcações, o que confere ainda mais prazer ao turismo náutico na BTS. Os textos tratam do estado atual dos navios e dão as características de cada um.

As informações aparecem sempre acompanhadas de dados como a profundidade em que a embarcação se encontra e as condições de visibilidade dos destroços. A localização dessas embarcações pode ainda ser conferida em um mapa específico.

Entre os destaques da publicação estão os pontos turísticos e cidades localizadas na zona turística da Baía de Todos-os-Santos. Apresentadas em forma de verbete e muitas fotos, localidades como as ilhas de Maré e dos Frades e os municípios de Cachoeira e São Francisco do Conde mostram as potencialidades do turismo náutico nas diversas localidades da região.

Toda a infraestrutura náutica da zona turística, a exemplo de portos de passageiros, atracadouros e marinas, está listada no livro, assim como praias, monumentos da arquitetura histórica, igrejas, museus e reservas ecológicas estão representados em mapas.

Comentários