SETUR/RS LANÇA PLANO DE DESENVOLVIMENTO NA SEGUNDA-FEIRA (28)

Cerca de 60 secretários de turismo e 30 prefeitos de municípios gaúchos já confirmaram a participação no lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo, na próxima segunda-feira (28), no Palácio Piratini. A cerimônia contará ainda com a presença do governador Tarso Genro e do Diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso. 

Elaborado pela Secretaria do Turismo (Setur) e Fundação Getúlio Vargas (FGV), o documento apresenta os cinco desafios apontados pela Setur para o desenvolvimento do setor no período 2012-2015: implantar o sistema de gestão do turismo no RS, preparar o Estado para captar e realizar eventos; aumentar a competitividade das regiões turísticas, posicionar o produto turístico gaúcho no mercado nacional e internacional e fomentar o empreendedorismo, a inovação e a qualificação na iniciativa privada. Além disso, foram apontados 10 eixos estratégicos que buscam traduzir os valores que permeiam o trabalho e auxiliam na definição do caminho a ser seguido pelos envolvidos nas atividades do turismo. 

Segundo a secretária do Turismo, Abgail Pereira, o Plano de Desenvolvimento é uma referência para a política pública do turismo no Rio Grande do Sul. "O Estado assumiu o papel de liderança na elaboração desse documento, estimulando a concentração de esforços para o alcance de objetivos em comum. Ele é o resultado de um trabalho coletivo e vem concretizar os desejos e aspirações dos diversos atores que fazem o turismo gaúcho", diz. 

Além do Plano de Desenvolvimento do Turismo, a Setur já está trabalhando na elaboração do Plano de Marketing, que deverá ser apresentado no segundo semestre deste ano e apontará qual será o foco de promoção do Estado para os mercados interno e exteno. Os dois integram o Plano Diretor do Turismo gaúcho. 

Após o lançamento do documento, Abgail concederá entrevista coletiva no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini.

Comentários