PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR BAIANA SÃO APRESENTADOS AOS HOTELEIROS



Hoteleiros baianos estiveram reunidos num café da manhã nesta quarta, 23, no Bahia Othon, para conhecer os produtos das cooperativas baianas apresentados no ‘Catálogo de Produtos da Agricultura Familiar’, iniciativa da Seagri/Suaf (Secretaria da Agricultura/Superintendência da Agricultura Familiar), em parceria com a ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Bahia). Vinte e duas cooperativas do Estado estão listadas no catálogo, que apresenta cerca de 50 itens, entre produtos in natura e manufaturados. Vários deles puderam ser degustados no café da manhã, como o café da Chapada Diamantina e a geleia de umbu que vem do Sertão baiano.
O evento marcou o casamento da hotelaria com a agricultura familiar baiana, que representa 15% de toda produção agrícola deste segmento no Brasil. “Muitos empresários ainda desconhecem a força da agroindústria familiar no Estado e a qualidade e variedade da produção. As formas de compra direta aqui apresentadas vão facilitar a aquisição dos produtos”, declarou José Manoel Garrido, presidente da ABIH-BA.
Além do catálogo dirigido ao setor hoteleiro, a Suaf planeja outras ações para estimular os negócios entre cooperativas e hotéis. “Os empreendimentos que comprarem a partir de R$6 mil reais nas cooperativas receberão um selo, o Certificado de Responsabilidade Social com a Agricultura Familiar da Bahia, que também se converterá em promoções e vantagens”, explicou Jeandro Ribeiro, diretor de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Seagri/Suaf. A ABIH-BA ainda vai premiar os gestores de compras dos três primeiros hotéis que adquirirem R$ 6 mil reais em produtos com um fim de semana com acompanhante em um dos hotéis associados.

Araruta: planta rara é cultivada na Bahia
Entre os produtos apresentados pelas cooperativas —entre frutas, raízes, derivados de milho, bebidas, achocolatados, carnes de cordeiro e tilápia,  sobremesas, entre outros— chamou atenção a araruta, planta cuja fécula tem propriedades digestivas e é usada para o preparo de mingaus, biscoitos e bolos. O proprietário da Araruta da Bahia, Pedro Coni, da cidade de Conceição de Almeida, ressaltou que a araruta é uma planta rara, que foi encontrada no Recôncavo baiano. “A araruta era achada apenas na Índia, agora produzo uma variedade raríssima no Recôncavo e já viajei por toda a América do Sul e vários países da Europa para divulgar a produção de araruta”, disse Pedro Coni.
FOTO:
1-    José Manoel Garrido, presidente da ABIH-BA, e Jeandro Ribeiro, diretor de Agregação de Valor e Acesso a Mercados da Seagri/Suaf

Comentários