Aventura em Foz do Iguaçu



Cidade vence disputa e receberá maior evento de esportes radicais do mundo em 2013

BMX, rally, rampas, flips, ollies... se você não está acostumado com esses nomes, é hora de começar a pesquisa. Foz do Iguaçu (PR) venceu uma disputa acirrada e receberá em 2013, de 18 a 21 de abril, o Global X Games, principal evento de esportes radicais do mundo.

Quarenta cidades de 21 países concorriam ao direito de receber a competição. Três foram escolhidas: Munique, na Alemanha, Barcelona, na Espanha e a cidade brasileira. A partir de um caderno de encargos, técnicos da ESPN, empresa responsável pelo evento, fizeram visitas técnicas e inspeções in loco.

Segundo o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzales, a localização geográfica foi um dos principais trunfos para a escolha. “Estamos no coração da América do Sul, temos belezas naturais, uma boa capacidade hoteleira e um setor gastronômico em crescimento. Recebemos turistas por três aeroportos: o de Foz, o de Ciudad del Leste, no Uruguai, e o de Puerto Iguazu, na Argentina. São facilidades que nos dão a certeza de que faremos um grande trabalho”, diz.

A expectativa é que o Global X Games traga US$ 20 milhões à economia local. Serão dois mil competidores e cerca de oito mil turistas durante a etapa de Foz. “Outros US$ 70 milhões virão com retorno de imagem. A competição é acompanhada por 400 milhões de espectadores em todo o mundo”, afirma Gonzales.

Global X Games
Após 18 anos de existência, os X Games serão realizados, também, fora dos Estados Unidos. Considerada a Olimpíada dos esportes radicais, a competição começará em janeiro, em Aspen, estado do Colorado, nos Estados Unidos.

Em Foz, as provas serão no Parque Nacional do Iguaçu e na Usina de Itaipu. As modalidades são: Moto, Rally, Skate e Bike BMX

Calendário dos X Games em 2013:
Aspen, Estados Unidos: Janeiro 24-27
Tignes, França: Março 20-22
Foz do Iguaçu, Brasil: Abril 18-21
Barcelona, Espanha: Maio 9-12
Munique, Alemanha: Junho 27-30
Los Angeles, Estados Unidos: Agosto 1-4 

Comentários