Comitiva de Gramado realiza visita técnica ao Chile




Reuniões envolveram lideranças voltadas ao segmento turístico

Uma comitiva de Gramado esteve na semana passada na cidade co-irmã de Puerto Varas, no Chile, para um benchmarking técnico. O vice-prefeito Luís Antônio Barbacovi e o presidente da Câmara de Vereadores Giovani Colório lideraram a visita, que teve ainda a participação da gerente comercial da empresa Marta Rossi e Silvia Zorzanello – Feiras e Empreendimentos, Rose Ott, entre outros integrantes. A agenda envolveu também reuniões em Santiago. As autoridades chilenas ressaltaram que vão duplicar sua participação no Festival do Turismo de Gramado – que terá sua 24ª edição de 22 a 25 de novembro –, em razão do interesse no mercado brasileiro. Rose destacou a importância do Chile em razão da economia estável.
O grupo se reuniu com a sub-secretária Jaqueline Plass, do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, que apresentou a gestão nacional para o desenvolvimento do Turismo no Chile, atualmente a quinta principal fonte econômica da nação. Jaqueline destacou a Lei Nacional do Turismo, a promoção internacional do país e a atuação ordenada entre oito ministérios, com a coordenação do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, visando direcionar as ações destes para fortalecer o setor através da concentração de esforços e recursos do governo.
Em Puerto Varas, a comitiva participou de um encontro com empresários e principais lideranças empresariais locais. Em solenidade realizada na Câmara de vereadores, foram celebrados os laços de irmandade, com grande distinção à comitiva brasileira.
O grupo fez 30 visitas técnicas aos parques nacionais e à cidade, observando aspectos da organização, operação turística, equipamentos turísticos e atrativos. Ainda participaram de reunião com as principais lideranças empresariais de Puerto Varas e Região da Patagônia Chilena, para conhecer a forma de atuação conjunta e as boas práticas para o desenvolvimento sustentável do turismo entre o setor privado e o poder público e os desafios e ações planejadas para fortalecer a e economia do setor de forma sustentável e cooperada.
Após o encontro, foi assinada carta de intenções para a cooperação técnica e intercâmbio de conhecimentos entre as duas cidades.

Foto: sub-secretária Jaqueline Plass, do Ministério da Economia, Fomento e Turismo, apresentou a gestão nacional para o desenvolvimento do Turismo no país

Comentários