Destinos do Agroturismo terão destaque no Festival do Turismo

Com o aumento da segmentação no Turismo, algumas áreas ganham visibilidade e buscam um crescimento para conquista e fidelização do turista. É o caso do turismo rural. Através do Salão do Turismo Rural, o Festival do Turismo de Gramado abre oportunidades de negócios e conhecimento para expositores, agências e visitantes.



Marta Rossi, diretora do Festival do Turismo, conta que quando ela e Silvia Zorzanello lançaram o Salão do Turismo Rural, a idéia foi projetar este nicho de mercado que começava a ganhar espaço no Brasil. “As pessoas começavam a olhar para destinos onde pudessem ter convivência com a natureza. O assunto hoje é tão importante, que recentemente estiveram em Porto Alegre, Paulo Okamotto presidente nacional do SEBRAE e o ministro do Desenvolvimento Agrário Guilherme Cassel, que juntamente com Paulo Tigre, presidente da Fiergs e representante do Sebrae RS, assinaram um projeto para unir a agricultura familiar e o turismo com vistas para a Copa de 2014” declara Marta.



Expositores do Festival do Turismo, Porto Alegre e Gramado são cidades que investem com força nesse segmento. Há três anos, Gramado apresenta aos seus visitantes o passeio “Reconhecendo as Origens”. Destacando a cultura e a preservação ambiental, o Agroturismo tornou-se uma atividade auto-sustentável na cidade. Os roteiros apresentados são “Mergulho no Vale”, “Raízes Coloniais” e “O Quatrilho”. Os passeios têm saídas diárias em frente à Casa do Colono, junto a Praça das Comunicações de Gramado em um ônibus típico colonial.



Porto Alegre proporciona 40 atrativos espalhados por onze bairros da zona sul. É a rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre. A secretaria de Turismo diversificou as opções de lazer que incluem cantinas, haras, campings, pomares e parreirais, produção de vinho e de suco natural, trilhas ecológicas, açudes para pesca, sítio de recreação para crianças e ainda festas tradicionais da comunidade nos períodos de colheita.



O turismo rural no Brasil iniciou-se em Santa Catarina, no município de Lages. Turistas que iam de São Paulo à Gramado, passavam a noite na cidade. Para que ficassem mais tempo por lá, os moradores começaram a criar alternativas no meio rural. De acordo com o Censo Agropecuário do IBGE, no Rio Grande do Sul, um terço da área agriculturável esta nas mãos de famílias. O estado é responsável por 54% do valor bruto de produção do país.



SOBRE O EVENTO

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realiza de 18 a 21 de novembro, no Serra Park. Considerada a feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o Festival é voltado exclusivamente a profissionais do trade turístico - em sua última edição, recebeu cerca de 13 mil pessoas. A cada ano, a feira recebe mais profissionais com poder de decisão e agentes de viagem da América do Sul.

Informações

www.festivalturismogramado.com.br

Comentários