Exposição Ouros de Eldorado já foi vista por mais de 37 mil visitantes

Cultura pré-colombiana em exposição na Pinacoteca de São Paulo encanta público de todas as idades



Em exposição há pouco mais de um mês, a mostra Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia já foi vista por mais de 37 mil visitantes da Pinacoteca de São Paulo. Adultos e crianças encantaram-se com as incríveis peças em ouro e cerâmica e os vídeos sobre os diferentes processos de ourivesaria.



Ao todo é possível contemplar 250 artefatos em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica do acervo do Museo del Oro, de Bogotá. A coleção é considerada a mais importante de ourivesaria pré-hispânica do mundo e pela primeira vez está disponível para visitação no Brasil. “Esta é uma oportunidade ímpar para os brasileiros conhecerem parte desta riqueza”, afirmou a diretora do Museo del Oro de Bogotá, Clara Botero, durante a abertura da exposição no dia 29 de maio, na capital paulista.



A exposição da Pinacoteca abrange onze temas distintos, entre eles, a Gente Dourada (termo atribuído aos chefes indígenas que cobertos de ouro em pó lançavam oferendas em uma lagoa às divindades), os Animais Fantásticos (largamente explorados nas produções dos ourives pré-hispânicos), Abstração e Natureza (que se inspira na variada fauna colombiana) e Universo das Formas (um universo visual de imensa riqueza a partir de elementos como a linha reta, o círculo, o quadrado, o triângulo, o espiral, e suas combinações, deformações, reinterpretações e suas projeções no espaço).



A Pinacoteca oferece visitas guiadas, a cada 1h30, e visitas educativas, que devem ser agendadas com um mês de antecedência. Quase 500 alunos de escolas públicas e particulares já visitaram a mostra.



Em Bogotá

O Museo del Oro tem cerca de 52 mil objetos pré-colombianos, pelo menos 33,8 mil de ourivesaria, 13 mil de cerâmica e 5,2 mil de madeira, pedra ou tecido que datam de até quase 2,5 mil anos. Inaugurado em 1939, o primeiro artefato da coleção foi um recipiente em ouro utilizado para guardar cal e também em rituais nos quais a cal era misturada à folha de coca para mascar. Esta peça, um dos destaques da exposição em São Paulo, tem 24,5 X 7,2 cm e é proveniente do Médio Rio Cauca, Cultura Quimbaya 500 a.C. – 700 d.C.



Serviço:



Exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia

Pinacoteca– Praça da Luz, 02. São Paulo (SP). Tel. 11 3324-1000

De 29 de maio a 22 de agosto de 2010

Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h - R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados.



Museo Del Oro Del Banco de La República

Parque de Santander, centro histórico de Bogotá, Colômbia

Terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 16h. Grátis aos domingos.



Mais detalhes e tarifas no site: http://www.banrep.gov.co/museo/esp/home.htm

Comentários