No
ano que o Brasil será sede da Copa do Mundo, a promoção do país como
destino turístico será diversificada e com presença constante nos
mercados prioritários
“Este ano será decisivo
para a continuidade do crescimento da nossa economia do turismo. A Copa
do Mundo será o principal capítulo da trilha de megaeventos que o
Brasil vem seguindo desde que começou a Conferência
ONU Rio+20, em 2012”, ressalta o presidente da Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, ao comentar sobre as ações do
Instituto em 2014. “Traçamos um plano de voo que permita, de forma
profissional, garantir que o turismo internacional no Brasil
continue alcançando novos patamares”.
Para 2014, além de mais
quatro edições do Goal to Brasil, todas relacionadas à Copa do Mundo, a
Embratur terá um planejamento mais preciso de suas ações. “Nas reuniões
de planejamento, pudemos identificar precisamente
as potencialidades de cada mercado e fizemos um ajuste fino dos eventos
programados para este ano”, disse o presidente. A estratégia de 2014
foi baseada em dados como atual emissão de turistas para o Brasil,
conectividade aérea e potencial imediato de crescimento.
O Brasil estará
presente, inicialmente, em 25 feiras de turismo no exterior. Ainda
segundo Dino, a Embratur continua nos eventos mais importantes e
representativos. “Estamos buscando uma participação diferenciada,
com ações interativas, a partir de um estande altamente tecnológico,
com mais cores, e com espaços que privilegiam nossos co-expositores”. De
acordo com o presidente, o número de participantes este ano deverá
superar o de 2013. “No ano passado participamos
de 22 feiras, com 386 co-expositores”, comentou. Para 2014, a Embratur
também está preparando um novo sistema de inscrição de feiras. “A
comunicação digital é uma grande ferramenta da Embratur para a promoção
do Brasil no exterior. Queremos trazer isso também
para o relacionamento com nossos co-expositores, que são cruciais para
nossas ações no mercado internacional”.
Ainda falando sobre
comunicação, Dino ressaltou que a Embratur irá continuar investindo em
ações digitais. “Após lançar o novo portal de promoção do Brasil,
retomamos a realização de campanhas específicas, como
o verão, além de novas páginas que diversificam o produto turístico,
como exemplo, podemos citar o Brasil Home”. Para o próximo ano, além de
investimento em campanha publicitária, a Embratur irá realizar 26 press
trips nas cinco regiões do Brasil, com jornalistas
da América do Sul, América do Norte e Europa. “Convidaremos
profissionais da imprensa para conhecer a diversidade do Brasil e novos
roteiros, como Surf, Gastronomia, Cultura, entre outros”, explicou Dino.
Presença constante nos mercados
Embratur vai usar o
marketing de relacionamento e o trabalho de inteligência comercial para
divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Instalados no
final do ano passado, os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros
de Turismo) iniciaram neste ano os trabalhos para ampliar a relação
comercial de longo prazo com operadoras e clientes potenciais. A partir
das primeiras impressões dos mercados onde estão instalados, os
executivos responsáveis pelos escritórios fecharam,
na última semana, o planejamento do trabalho a ser realizado neste ano.
“Além das principais feiras, os EBTs participarão dos eventos
direcionados aos profissionais do mercado, permitindo que novos produtos
turísticos do Brasil sejam inseridos nas prateleiras
das agências”, explicou Dino.
Novos projetos
O ano de 2014 será de
execução de dois editais lançados pela Embratur em 2013. Ao longo do
ano, seis ações de apoio à promoção das Festas Juninas serão realizadas.
Já o Programa de Patrocínios, recebeu 121 propostas
que estão em fase de análise. O resultado sairá em 24 de fevereiro e há
R$ 8 milhões no orçamento da Embratur reservados para estas
iniciativas.
Também instituído em
2013, o Programa de Clubes de Produtos Turísticos, que tem por objetivo
geral desenvolver e gerenciar as ações de apoio à comercialização dos
produtos turísticos brasileiros dos segmentos
e nichos de mercado, prevê ações para as áreas de Intercâmbio,
Ecoturismo & Aventura e LGBT.
Realizações em 2013
O ano de 2013 foi
bastante profícuo para o turismo estrangeiro no Brasil, que cresceu
acima da média mundial. Enquanto em todo o mundo, o turismo cresceu 5%,
os destinos brasileiros registraram aumento de 6%
no ano passado. O número foi também praticamente o triplo dos 2%
verificados na média dos demais países da América do Sul. Com isso, o
Brasil superou a marca inédita de seis milhões de turistas estrangeiros.
Outro fator que mostra o
bom desempenho das políticas de promoção e divulgação do Brasil
realizadas pela Embratur foi o aumento da entrada de divisas por meio do
turismo. Os turistas estrangeiros deixaram US$
6,7 bilhões na economia brasileira ano passado, consolidando
crescimento de mais de 170% nos últimos 10 anos. A receita com turismo
de estrangeiros no Brasil em 2013 ainda superou a entrada de dólares
obtida com a exportação de veículos automóveis de passageiros,
que somou US$ 5,718 bilhões, e com a venda para o exterior de
maquinária industrial, com US$ 5,203 bilhões.
No ano passado, o
Brasil realizou dois grandes eventos que atraíram milhares de turistas
de todo o mundo, a Copa das Confederações, que ocorreu em seis cidades, e
a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais
de três milhões de fiéis nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Os dois eventos ocorreram dentro da normalidade e demonstraram a
capacidade do País em realizar eventos internacionais de grande porte.
De acordo com pesquisa feita pela Embratur, 90% dos
turistas que vieram para a JMJ afirmaram que pretendam voltar ao país.
Confira a agenda de feiras de 2014:
EMBRATUR DEFINE AÇÕES PARA 2014
No
ano que o Brasil será sede da Copa do Mundo, a promoção do país como
destino turístico será diversificada e com presença constante nos
mercados prioritários
“Este ano será decisivo
para a continuidade do crescimento da nossa economia do turismo. A Copa
do Mundo será o principal capítulo da trilha de megaeventos que o
Brasil vem seguindo desde que começou a Conferência
ONU Rio+20, em 2012”, ressalta o presidente da Embratur (Instituto
Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, ao comentar sobre as ações do
Instituto em 2014. “Traçamos um plano de voo que permita, de forma
profissional, garantir que o turismo internacional no Brasil
continue alcançando novos patamares”.
Para 2014, além de mais
quatro edições do Goal to Brasil, todas relacionadas à Copa do Mundo, a
Embratur terá um planejamento mais preciso de suas ações. “Nas reuniões
de planejamento, pudemos identificar precisamente
as potencialidades de cada mercado e fizemos um ajuste fino dos eventos
programados para este ano”, disse o presidente. A estratégia de 2014
foi baseada em dados como atual emissão de turistas para o Brasil,
conectividade aérea e potencial imediato de crescimento.
O Brasil estará
presente, inicialmente, em 25 feiras de turismo no exterior. Ainda
segundo Dino, a Embratur continua nos eventos mais importantes e
representativos. “Estamos buscando uma participação diferenciada,
com ações interativas, a partir de um estande altamente tecnológico,
com mais cores, e com espaços que privilegiam nossos co-expositores”. De
acordo com o presidente, o número de participantes este ano deverá
superar o de 2013. “No ano passado participamos
de 22 feiras, com 386 co-expositores”, comentou. Para 2014, a Embratur
também está preparando um novo sistema de inscrição de feiras. “A
comunicação digital é uma grande ferramenta da Embratur para a promoção
do Brasil no exterior. Queremos trazer isso também
para o relacionamento com nossos co-expositores, que são cruciais para
nossas ações no mercado internacional”.
Ainda falando sobre
comunicação, Dino ressaltou que a Embratur irá continuar investindo em
ações digitais. “Após lançar o novo portal de promoção do Brasil,
retomamos a realização de campanhas específicas, como
o verão, além de novas páginas que diversificam o produto turístico,
como exemplo, podemos citar o Brasil Home”. Para o próximo ano, além de
investimento em campanha publicitária, a Embratur irá realizar 26 press
trips nas cinco regiões do Brasil, com jornalistas
da América do Sul, América do Norte e Europa. “Convidaremos
profissionais da imprensa para conhecer a diversidade do Brasil e novos
roteiros, como Surf, Gastronomia, Cultura, entre outros”, explicou Dino.
Presença constante nos mercados
Embratur vai usar o
marketing de relacionamento e o trabalho de inteligência comercial para
divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Instalados no
final do ano passado, os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros
de Turismo) iniciaram neste ano os trabalhos para ampliar a relação
comercial de longo prazo com operadoras e clientes potenciais. A partir
das primeiras impressões dos mercados onde estão instalados, os
executivos responsáveis pelos escritórios fecharam,
na última semana, o planejamento do trabalho a ser realizado neste ano.
“Além das principais feiras, os EBTs participarão dos eventos
direcionados aos profissionais do mercado, permitindo que novos produtos
turísticos do Brasil sejam inseridos nas prateleiras
das agências”, explicou Dino.
Novos projetos
O ano de 2014 será de
execução de dois editais lançados pela Embratur em 2013. Ao longo do
ano, seis ações de apoio à promoção das Festas Juninas serão realizadas.
Já o Programa de Patrocínios, recebeu 121 propostas
que estão em fase de análise. O resultado sairá em 24 de fevereiro e há
R$ 8 milhões no orçamento da Embratur reservados para estas
iniciativas.
Também instituído em
2013, o Programa de Clubes de Produtos Turísticos, que tem por objetivo
geral desenvolver e gerenciar as ações de apoio à comercialização dos
produtos turísticos brasileiros dos segmentos
e nichos de mercado, prevê ações para as áreas de Intercâmbio,
Ecoturismo & Aventura e LGBT.
Realizações em 2013
O ano de 2013 foi
bastante profícuo para o turismo estrangeiro no Brasil, que cresceu
acima da média mundial. Enquanto em todo o mundo, o turismo cresceu 5%,
os destinos brasileiros registraram aumento de 6%
no ano passado. O número foi também praticamente o triplo dos 2%
verificados na média dos demais países da América do Sul. Com isso, o
Brasil superou a marca inédita de seis milhões de turistas estrangeiros.
Outro fator que mostra o
bom desempenho das políticas de promoção e divulgação do Brasil
realizadas pela Embratur foi o aumento da entrada de divisas por meio do
turismo. Os turistas estrangeiros deixaram US$
6,7 bilhões na economia brasileira ano passado, consolidando
crescimento de mais de 170% nos últimos 10 anos. A receita com turismo
de estrangeiros no Brasil em 2013 ainda superou a entrada de dólares
obtida com a exportação de veículos automóveis de passageiros,
que somou US$ 5,718 bilhões, e com a venda para o exterior de
maquinária industrial, com US$ 5,203 bilhões.
No ano passado, o
Brasil realizou dois grandes eventos que atraíram milhares de turistas
de todo o mundo, a Copa das Confederações, que ocorreu em seis cidades, e
a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu mais
de três milhões de fiéis nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Os dois eventos ocorreram dentro da normalidade e demonstraram a
capacidade do País em realizar eventos internacionais de grande porte.
De acordo com pesquisa feita pela Embratur, 90% dos
turistas que vieram para a JMJ afirmaram que pretendam voltar ao país.
Confira a agenda de feiras de 2014:
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