HI Hostel Brasil adere a Hora do Planeta

“Dia 26 março todos os hostels da rede vão desligar suas luzes e acender velas”

Earth Hour – Hora do Planeta - é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas.



Em um período de 60 minutos do último sábado de março de cada ano - este ano no dia 26 de março - pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes para demonstrar sua preocupação e seu apoio ao combate ao aquecimento global.



A Hora do Planeta respeita os diferentes fusos horários do mundo, ou seja, sempre acontece a partir das 20h30 conforme o horário de cada local. Por isso o primeiro lugar do mundo a aderir ao movimento deve ser a Nova Zelândia.



Realizado pela primeira vez na Austrália, em 2007 - quando dois milhões de pessoas desligaram suas luzes durante uma hora – A Hora do Planeta deve mobilizar este ano milhares de cidades no mundo todo.



Centenas de ícones turísticos serão apagados, entre os quais a Golden Gate e o Empire State Building, nos EUA, a Cidade Proibida, em Pequim, a Torre Eiffel, em Paris, a Torre de Pisa, na Itália, a catedral de Helsinki, o Palácio de Buckingham, em Londres, o Portão de Brandemburgo, em Berlim e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.



Para o turismólogo Carlos Augusto Alves, presidente da Federação Brasileira de Albergues da Juventude, a campanha “ao mesmo tempo em que é uma advertência é também uma luz de esperança”, e complementa: "as mudanças climáticas são uma realidade dramática que não temos como encobrir. As soluções dependem exclusivamente de cada cidadão e movimentos como este, com certeza são alertas para lembrar que se não for feito alguma coisa, as conseqüências podem ser irreversíveis”. Carlos Augusto lembra que a rede Hostelling International também está participando da Earth Hour em seus mais de quatro mil hostels em todo o mundo.



Rodrigo Martello, Coordenador Ambiental da Rede HI Brasil, é o responsável pela ação que a rede está promovendo, nos 95 HI Hostels nas principais regiões do país.

Para Rodrigo, “apagar as luzes por uma hora é, não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas. Um ato simbólico cujo objetivo é dizer ao mundo e às autoridades que estamos atentos para a questão do aquecimento global e suas conseqüências”.



A rede HI Brasil

A rede HI Brasil, conta atualmente com 100 mil associados e mais de 90 hostels localizados nos principais destinos turísticos do país.

A rede está em franco desenvolvimento. Seu mais recente credenciado é o HI Ondina, em Salvador, inaugurado em fevereiro e neste primeiro semestre deve ser credenciadas novas unidades em Maceió, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Os HI Hostels Brasil são bem localizados, com staff altamente qualificado, oferecem ambiente descontraído e equipe prestativa e bilíngüe, com informações e dicas culturais e de turismo da cidade e da região, além de muitos passeios com descontos para seus hóspedes.

Todo hostel tem um espaço de convivência, onde os hóspedes se encontram, batem papo, falam do seu dia, do que conheceram e para onde pretendem ir. Na cozinha e lavanderia, de livre aceso ao hóspede, o papo corre solto: onde dançar, os bares da moda, o que conhecer... Enfim, um local para fazer amigos!

Comentários