A
Rodada de Negócios foi um dos destaques do primeiro dia do 3º Salão
Baiano de Turismo, quinta-feira, 8/5. O espaço, promovido pela
Bahiatursa em parceria com o Sebrae, aproximou 21 operadoras nacionais e
10 locais de mais de 50 empresas de segmentos turísticos do Estado,
como hotéis, pousadas, receptivos e restaurantes.
O
objetivo do encontro é promover o destino Bahia nos mercados local e
nacional, apresentando a diversidade das 13 zonas turísticas baianas.
O superintendente do Sebrae, Edival Passos, disse que a maioria das
empresas de turismo é de micro e pequeno negócios. “O setor reúne também
microempreendedor individual, o que amplia as oportunidades para a
oferta de produtos e serviços para as grandes empresas”, acrescentou.
Diretor
técnico do Sebrae, Lauro Ramos destacou que a rodada reuniu diversas
entidades e empresas ligadas ao turismo, possibilitando que as zonas
turísticas apresentem suas potencialidades. O Salão também ajuda na
convergência da iniciativa privada e política pública”, explicou.
O
gerente de mercado da diretoria de Relações Nacionais da Bahiatursa,
Mauro Figueiredo, ressaltou a importância desse espaço para
intermediação de negócios. “Se não fosse a rodada, dificilmente uma
operadora nacional teria contato com os ofertantes do interior da
Bahia”, explicou.
Segundo
a analista da unidade de acesso a mercados e serviços financeiros do
Sebrae, Mafalda Moura, dos ofertantes presentes na rodada, 36 vieram do
interior. Para ela, essa é uma grande oportunidade que os empresários
têm para divulgar seus produtos no mercado.
“Esse encontro permite que muitos municípios do interior exponham seus
atrativos, gerando visibilidade para a região, sem enfrentar as
dificuldades logísticas que esse contato normalmente teria”, destaca
Mafalda.
Dono
da filial da empresa Venturas e Aventuras na Chapada Diamantina e em
Lençóis, Vanderlan de Oliveira acredita que a aproximação com os
operadores é imprescindível para os negócios, havendo também a
necessidade da visita ao local. “Muitas vezes nós oferecemos um passeio
para que o operador conheça de perto os serviços, porque não dá pra
transmitir tudo só na mesa de negociação”, comenta.
Para
Inácio Pereira da Silva, proprietário do hotel Paraíso das Águas, no
município de Glória, a rodada de negócios abre espaço para que regiões
muitas vezes esquecidas mostrem suas potencialidades. “Essa iniciativa é
importante para nós, porque é mais uma chance de desenvolver o turismo
do sertão. Muitas pessoas acham que só tem turismo na parte litorânea,
mas o sertão também tem belezas pouco exploradas”, enfatiza.
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