Arnaldo
Cezar Coelho, árbitro e comentarista esportivo, Jurema Batista,
subsecretária de Inclusão Produtiva da Secretaria Municipal de
Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, Márcia Fruet, representante da
Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o jogador Juninho Pernambucano,
Osvaldo Vargas, Assessor da área internacional do conselh o nacional do
SESI e Marcio Caetano Setubal, gerente de marketing e comunicação do
Conselho Nacional do Sesi.
Campanha mobiliza 17 países contra exploração sexual
Iniciativa
será replicada nas doze cidades-sede da Copa e contará com importantes
apoiadores: os jogadores Kaká, Juninho Pernambucano e a atriz Taís
Araújo
Com
o aumento do número de turistas no Brasil neste ano, em função da Copa
do Mundo, surge também o risco do crescimento da exploração sexual de
crianças e adolescentes. Para reduzir esse impacto, o Conselho Nacional
do SESI e a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) lançam, no país, a
campanha internacional Não Desvie o Olhar, que é coordenada no exterior
pela rede ECPAT (sigla do inglês End Child Prostitution And Trafficking - Fim da Prostituição e do Tráfico Infantil).
No
Brasil, a campanha terá veiculação a partir deste mês e envolverá as 12
cidades-sede da Copa, junto a prefeituras, governos estaduais e
parceiros locais. O lançamento nacional será realizado amanhã (16/04),
às 9h30, no Hotel Caesar Park, em Ipanema, no Rio de Janeiro, e contará
com a presença do ex-jogador Juninho Pernambucano, do árbitro e
comentarista esportivo Arnaldo Cezar Coelho, do presidente do Conselho
Nacional do SESI, Jair Meneguelli e da representante da Frente Nacional
de Prefeitos (FNP), Márcia Fruet.
Para
alcançar os objetivos, a mensagem da campanha estará presente no
percurso principal dos turistas, nacionais e internacionais, envolvendo,
principalmente, o trade turístico que receberá os torcedores. Para
isso, contará com parceiros como a rede de hotéis Accor. Para a
responsável pela área de CSR da Accor, Antonietta Varlese, "essa
iniciativa é extremamente importante para sensibilizar os cidadãos
brasileiros e estrangeiros quanto a esse crime, alertando sobre as
punições cabíveis no país e estimulando as denúncias por meio do Disque
100".
De
aeronaves, aeroportos e hotéis, passando pelos táxis, bares e
restaurantes, lá estará o alerta "Não Desvie o Olhar": denuncie,
proteja, vista essa camisa. Segundo Jair Meneguelli, presidente do
Conselho Nacional do SESI, a mensagem será replicada com sucesso em todo
o país, não somente pela legitimidade de seus parceiros e apoiadores,
mas, sobretudo pela forma como está sendo construída junto com a
sociedade. "Esta não é uma campanha de uma ou mais instituições. É uma
iniciativa que pretende envolver todas as camadas e setores da
sociedade. Por isso, não será uma ação exclusiva da Copa. Mas, sim, uma
ação permanente de proteção e valorização da juventude brasileira",
aposta Meneguelli.
A
ação alertará aos turistas nacionais e estrangeiros sobre o crime e as
consequências penais para quem praticá-lo, e convocará a todos a
denunciarem a exploração sexual de crianças e adolescentes, ligando para
o Disque 100.
Segundo
o prefeito de Porto Alegre e presidente da FNP, José Fortunati, a
campanha pretende aumentar a intolerância diante desse crime e reforçar a
importância da denúncia. "Combater a exploração sexual infantil e
juvenil não deve e não pode ser apenas uma meta ou um trabalho da
educação, assistencial social ou saúde. Proteger nossas crianças é um
dever de todos nós e precisamos estar atentos para denunciar sempre",
afirmou.
Sensibilizar, mobilizar e impactar
A campanha "Não Desvie o Olhar" terá como foco três eixos prioritários:
A campanha "Não Desvie o Olhar" terá como foco três eixos prioritários:
1. "Sensibilização",
na qual pretende despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de
proteção, em relação às crianças e aos adolescentes brasileiros, e de
indignação frente à exploração sexual.
2. Para mobilizar a sociedade, o segundo eixo "Convocação" incentivará o cidadão a denunciar o crime, por meio do Disque 100.
3. Pouco antes e durante a Copa, o eixo "Repressão"
deixará claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é
crime e que será punida. Esse eixo destaca a intolerância em relação ao
crime e reforça a importância da denúncia.
Os
eixos serão desenvolvidos de abril a julho de 2014 e impactarão o
público principalmente nas cidades-sede da Copa, em pontos estratégicos
de trânsito dos torcedores nacionais e estrangeiros, tais como: táxis,
hotéis, bares, restaurantes, aeroportos e aeronaves, estradas e demais
meios de maior penetração e afinidade com o público.
Além
do Brasil, a campanha também será veiculada em 16 países da Europa, com
aporte de recursos da União Europeia (UE): França, Holanda, Alemanha,
Polônia, Luxemburgo, Suíça, Bulgária, Bélgica, Ucrânia, Espanha,
Romênia, República Tcheca, Reino Unido, Estônia, Itália e Áustria.
Para mais informações sobre a campanha, acesse:
Sobre Conselho Nacional do SesiO
Conselho Nacional é a instância máxima do SESI. É responsável por
avaliar todos os programas e metas da entidade, aprovar e fiscalizar os
orçamentos do departamento nacional e dos departamentos regionais, além
de prestar contas aos órgãos de controle da União - a Controladoria
Geral (CGU) e o Tribunal de Contas (TCU). Também supervisiona a ação de
alguns projetos sociais de abrangência nacional e parcerias com
instituições do Sistema S.
O
Conselho é composto por representantes dos empresários, do governo e
dos trabalhadores. O presidente é nomeado pelo presidente da República.
Comentários