SALVADOR DEVERÁ RECEBER GRANDE NÚMERO DE EUROPEUS NA COPA DO MUNDO



 
A primeira fase da Copa do Mundo deverá movimentar ainda mais o turismo na capital baiana, com a visita de torcedores de pelo menos oito países
 
NE_Salvador0362_baixa.jpgA Arena Fonte Nova será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014: Espanha x Holanda (13/06), Alemanha x Portugal (16/06), Suíça x França (20/06), e Bósnia x Irã (25/06).  As oito nações que estarão em Salvador serão responsáveis por movimentar ainda mais o turismo internacional no estado, acostumado a receber estrangeiros durante todo o ano e, principalmente, no Carnaval.
 
Um jogo que deverá atrair muitos torcedores para a cidade será entre Espanha e  Holanda. Atualmente, a Espanha ocupa o 4º lugar no ranking de envio de turistas para Salvador e o 9º lugar no envio de turistas para o Brasil, chegando a mais de 180 mil turistas por ano. A Holanda também é um dos mercados prioritários para a Embratur: em 2012, enviou para o Brasil 73 mil turistas.
 
“A paixão dos espanhóis e dos holandeses pelo futebol é um grande chamariz para a Copa do Mundo. Em Salvador, eles poderão aproveitar as praias e as belezas culturais da cidade”, lembra Flávio Dino, presidente da Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo).
 
Outras partidas que prometem movimentar o turismo na capital baiana são os jogos entre Alemanha x Portugal e Suíça x França.
 
No ano passado, a Alemanha registrou um aumento de quase 7% no envio de turistas para o Brasil. O país ultrapassou o Uruguai, e atualmente está no terceiro lugar em emissão de turistas, ocupando o primeiro lugar dentre os países europeus. “Já as relações entre Brasil e Portugal vão muito além da língua e da cultura. Em 2004, o atual técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari, levou a equipe portuguesa até a final do campeonato Europeu, o feito consagrou o futebol brasileiro no país, que até hoje admira o técnico”, recorda o Dino.
 
“É importante também lembrar que a França marcou um crescimento de 5%, ao ano, na emissão de turistas ao Brasil. Em 2012, o país ocupou o oitavo lugar entre os principais emissores de turistas para o País, com mais de 218 mil”, continua Dino. “Com a Copa, no próximo ano, a tradição do futebol na França será mais um motivo para atrair turistas”.  Ainda segundo os dados da FIFA, quase 12 mil franceses já reservaram os seus ingressos para o Mundial.
 
Ações da Embratur
 
França, Alemanha, Portugal, Holanda e Espanha receberam em 2012 e 2013 o Goal to Brasil – evento para promover o Brasil como destino turístico. Além disso, as países abrigam os Escritórios Brasileiro de Turismo – EBTs - que são responsáveis pelas ações promocionais da Embratur nestes mercados.
 
Recentemente, a Embratur lançou uma campanha no YouTube na qual estrangeiros que moram no Brasil apresentam as cidades-sede para os seus conterrâneos. Em Salvador, um alemão apresentou a cidade onde a seleção de seu país irá estrear.
 
Assista ao vídeo:
 
 

Comentários