Fórum de Turismo do RN chega a 5ª edição como um dos mais importantes eventos do segmento em Natal


Tendências para a malha aérea da capital potiguar, força do destino Natal, cases de sucessos e empreendedorismo no turismo são alguns dos temas a serem abordados no evento

O Fórum de Turismo do RN, já considerado o maior e mais abrangente evento do Turismo potiguar, chega a sua 5ª edição mais cedo, neste ano, nos próximos dias 19 e 20 de fevereiro, no Centro de Convenções. “O evento é uma oportunidade de reunir toda a cadeia produtiva do turismo, instituições de fomento do setor, assim como o poder público para tratar de assuntos relevantes para o desenvolvimento da mais importante atividade econômica do Estado”, relata Gustavo Porpino, organizador do evento, ao lado do jornalista Antonio Roberto Rocha.

Com previsão de circulação de cerca de mil pessoas em cada dia, o evento terá palestras e debates oportunos para o atual contexto do turismo no Estado e no Brasil. Um dos momentos mais esperados é o encontro dos representantes de todas as companhias aéreas (Gol, Tam, Avianca e Azul) para falar sobre tendências da malha aérea em Natal, especialmente neste ano de grande demanda. Os impactos do aeroporto de São Gonçalo do Amarante para a economia potiguar também serão discutidos na palestra de Alysson Paolinelli, presidente do Consórcio Inframérica, que administra o Aeroporto Aluísio Alves. Os debatedores serão o presidente da Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz; o superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo; o superintendente do Banco do Nordeste no RN, Francisco Cavalcanti; e o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado.

A força do destino Natal no Brasil será abordada pelo presidente da Flytour Viagens, Claiton Armelin e também na palestra do presidente da Associação das Agências de Viagem de São Paulo (Aviesp), Marcelo Matera, que discorrerá sobre o fato de Natal ser, pela sexta vez consecutiva, o melhor destino do país para fazer turismo, segundo os associados da entidade. Ele falará por que a capital do RN fascina tanto os paulistas.

Os casos bem-sucedidos no turismo do Sul, com criatividade e aposta nos eventos para o fomento da atividade, serão tratados por Marta Rossi, diretora do Festival do Turismo de Gramado-RS e do Chocofest. Ela falará sobre a importância dos eventos para o turismo da Serra Gaúcha, que servem como exemplos para o Rio Grande do Norte.

O empreendedorismo dos novos profissionais de turismo e as novas idéias dos estudantes deverão inspirar o empresariado do turismo na discussão entre os acadêmicos e a iniciativa privada. 

O 5º Fórum de Turismo do RN terá ainda duas atrações paralelas, neste ano: a 2ª Mostra de Destinos e Produtos do Turismo Potiguar e o Encontro de Agentes de Viagem do RN.

MOSTRA - A 2ª Mostra de Destinos e Produtos do Turismo Potiguar, que ocorre nos dois dias do evento, terá cerca de 40 estandes, entre municípios turísticos, instituições de fomento ao turismo, hotelaria, agências de receptivo, empresas de passeios e prestadores de serviços turísticos, entre outros segmentos. Haverá momentos determinados para visitas à Mostra na própria programação do Fórum, além do fluxo natural de chegada e saída das pessoas.

AGENTES DE VIAGEM - O Encontro de Agentes de Viagens do RN, que acontece na manhã do segundo dia, quinta-feira, 20 de fevereiro, será realizado no auditório Fernando Paiva, que tem espaço para 120 pessoas. Trata-se de um evento exclusivo para o setor, que debaterá melhorias para a categoria junto a diretores e gerentes de empresas aéreas. O Encontro é uma parceria da Argus Eventos de Turismo, realizadora do Fórum, com a Abav-RN, presidida pela empresária Diassis Rosado.

Promovido pela Argus Eventos, sob a coordenação do economista Gustavo Porpino e do jornalista Antonio Roberto Rocha, o 5º Fórum de Turismo conta com o apoio da Prefeitura de Natal, Senac-RN, Sebrae-RN, Banco do Nordeste, Natal Convention & Visitors Bureau, ABIH-RN, Coohotur, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, Praia Shopping e Tam.

Comentários