Total de visualizações de página

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

BBC Brasil lança blog com visões do Brasil por estudantes de Oxford


BBC Brasil uniu-se à Universidade de Oxford para lançar um blog que traz as impressões sobre o Brasil de um grupo de estudantes da Universidade de Oxford. O blog Para Inglês Ver será lançado nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, no site www.bbcbrasil.com. Os autores são estudantes da Faculdade de Línguas Modernas que escolheram o Brasil e a língua portuguesa como objetos de estudo.

O blog Para Inglês Ver destaca textos dos estudantes em viagens pelo Brasil durante o primeiro semestre de 2014. As contribuições trazem reflexões sobre temas variados, em áreas como política, cultura, relações e artes.

Segundo a diretora de redação interina da BBC BrasilSilvia Salek, o conhecimento prévio do Brasil torna o grupo de blogueiros especial: "Ao escolher a expressão "Para Inglês Ver" como o título do blog, nós estamos brincando com a ideia, contida na expressão, que é usada desde os tempos de colônia, de que os brasileiros, principalmente as autoridades, tentam apresentar aos estrangeiros uma imagem que não necessariamente reflete a realidade. Mas nossos blogueiros certamente são capazes de ir além dessa superfície".

"Os estudantes da Universidade de Oxford que participam deste projeto são como exploradores modernos. Mas, em vez de apresentar o Brasil a seus conterrâneos britânicos, vão descrevê-lo para o público brasileiro. E nós esperamos que esse processo seja de duas vias. Queremos que nossos leitores ajudem o grupo a entender melhor a diversidade brasileira, por meio de contribuições, por exemplo, em mídias  sociais, mas que também aproveitem o blog para refletir sobre aqueles aspectos da nossa realidade que, de tão comuns, acabam invisíveis", disse Silvia Salek.
 
Guilherme Perdigão Murta, que representa o projeto na Universidade de Oxford, explica que, como parte do curso, os estudantes passam uma parte do terceiro ano em um país de língua portuguesa. "O interesse pelo Brasil tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Os alunos, muitas vezes, vão para o Brasil com certos preconceitos sobre o país, e é sempre interessante ver as mudanças em suas ideias a respeito da cultura brasileira. A série será uma oportunidade para os brasileiros se enxergarem pelos olhos dos jovens estrangeiros, e para os alunos compartilharem o que aprendem durante sua temporada no país- em termos de língua e cultura. O site da BBC Brasil é uma plataforma incrível para os trabalhos de nossos futuros brasilianistas".
 
A BBC Brasil faz parte do Serviço Mundial da BBC (BBC World Service).

Nenhum comentário: