Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Pernambuco lança a linha de ônibus Recife-Olinda Tour



Nesta terça-feira (10), as Secretarias de Turismo de Pernambuco, do Recife e de Olinda assinaram o Termo de Compromisso para Assinatura do Convênio da Linha de Turismo Recife-Olinda Tour. Pelo documento, os três órgãos se responsabilizam pela implantação e fiscalização da linha turística que percorrerá os principais atrativos turísticos das duas cidades. O passo seguinte será a realização de um "chamamento público" (ler intertítulo abaixo), que avaliará a melhor proposta da linha de turismo a ser implantada em abril de 2014.

A Recife-Olinda Tour funcionará todos os dias da semana, percorrendo um trajeto de 43,8 km em duas horas e meia, saindo a cada 30 minutos do Parque Dona Lindu, na capital pernambucana, até a Igreja do Carmo, no sítio histórico de Olinda. Ao todo, serão 23 paradas exclusivas para a linha de turismo a fim de dar maior fluidez ao trânsito e comodidade aos passageiros, que poderão embarcar e desembarcar quantas vezes quiserem ao longo do dia. As paradas estarão integradas às ciclofaixas e às futuras estações do projeto de navegabilidade do Rio Capibaribe.

O serviço será oferecido por seis ônibus double deck com capota retrátil, plataforma de acessibilidade para cadeirante e compartimento para bicicletas. O andar inferior será climatizado, oferecerá assentos para gestantes, obesos e idosos e terá capacidade para 17 passageiros enquanto o andar superior comportará 57 pessoas. Além do sistema de áudio em português, inglês e espanhol, os passageiros contarão com um guia trilíngue em cada ônibus e uma audiodescrição, destinada às pessoas cegas ou com baixa visão.

Os bilhetes custarão em média R$ 45,00, poderão ser usados em um único dia e serão vendidos pela internet, nos hotéis, shoppings, Aeroporto do Recife, Terminal Integrado de Passageiros (TIP), Terminal Marítimo de Passageiros, agências de viagens, no próprio ônibus e em quiosques a serem criados especificamente para este fim.

A Linha de Turismo Recife-Olinda Tour é o resultado de um trabalho de dois anos de pesquisa que englobaram estudos de viabilidade técnica-financeira, consultas às companhias de tráfego das duas cidades e concessionárias de energia e telefonia, além de visitas técnicas. "Após conhecermos as experiências no Brasil e no exterior, fizemos uma pesquisa com turistas e moradores do Recife e de Olinda para aferirmos o grau de interesse deste serviço. Mais de 88% dos entrevistados demonstraram favoráveis à linha de turismo", explica o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa. "Esta mesma pesquisa apontou os atrativos turísticos mais procurados e a partir dela fizemos o roteiro", acrescenta Feitosa.

O secretário de Turismo do Recife, Felipe Carreras, fala da importância da Recife-Olinda Tour: "A linha turística já é bastante utilizada em grandes centros urbanos, como Paris, Londres e Nova York. Por permitir que o turista possa subir e descer do ônibus por diversas vezes durante o dia, isso facilita o passeio e o turista ainda recebe informações históricas sobre a cidade e seus pontos". O secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Olinda, Maurício Galvão, também comemora a o projeto da linha de turismo: “O grande benefício é  a integração entre os principais atrativos turísticos das cidades de Olinda e Recife, facilitando o deslocamento dos turistas”.

CHAMAMENTO PÚBLICO: é um instrumento de prospecção de mercado a partir do qual as empresas apresentam suas propostas de acordo com as exigências estabelecidas no regulamento. No caso da Linha do Turismo Recife-Olinda Tour, as empresas precisam atender às especificações técnicas do ônibus e de seus equipamentos e comprovar experiência na prestação do serviço. Até o final deste ano será divulgado em veículos de grande circulação o regulamento do certame. A previsão é que em meados de fevereiro de 2014 seja divulgado o vencedor após avaliação das propostas. A autorização para exploração da linha será até 2016, podendo ser renovável por mais quatro anos. Uma Comissão Mista, formada por dois representantes da Setur-PE, Setur Recife e Setur Olinda, será responsável pelo chamamento público e fiscalização do serviço.







Dados Operacionais

Extensão da linha
43,8 km
Tempo de viagem
2h36min aproximadamente
Frota
06 veículos com capacidade para 74 pessoas cada um
Horários
1ª viagem às 9h e a última às 18h
Intervalo da Linha
30 minutos

Paradas da Linha Recife-Olinda Tour

1a Parque Dona Lindu
2ª Pracinha de Boa Viagem
3ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Hotel Golden Tulip)
4ª Avenida Boa Viagem (próximo ao 2o Jardim)
5ª Avenida Boa Viagem (próximo ao Polo Pina)
6ª Marco Zero
7ª Novo Terminal Marítimo
8ª Forte do Brum
9ª Palácio do Campo das Princesas
10ª Ginásio Pernambucano
11ª Shopping Tacaruna (Avenida Agamenon Magalhães)
12a Fortim do Queijo
13ª. Orla de Olinda (próximo à Rua Dr. Pedro de Assis Rocha)
14ª. Orla de Olinda (próximo ao Projeto Praia Sem Barreiras, em frente à Praça Duque de Caxias)
15ª. Praça do Carmo (Rua Justiniano Gonçalves)
16ª. Mercado Eufrásio Barbosa
17ª. Centro de Convenções de Pernambuco (Avenida Agamenon Magalhães)
18ª. Shopping Tacaruna (Praça General Carlos Pinto)
19ª. Parque 13 de Maio (em frente à Faculdade de Direito)
20ª. Casa da Cultura
21ª. Forte das Cinco Pontas
22ª. Avenida Domingos Ferreira (Bairro do Pina)
23ª. Avenida Domingos Ferreira (próximo à Rua Jack Ayres)
24ª. Avenida Visconde de Jequitinhonha (próximo ao Restaurante Ponteio)

Nenhum comentário: