Novo terminal marítimo do Recife recebe turistas pela 1ª vez

           
         O navio Costa NeoRomantica atracou neste domingo (13) no Recife marcando o início da temporada de cruzeiros e também a primeira operação do novo terminal de passageiros. Vindo do Porto de Savona, na Itália, com parada em Belém (PA), a embarcação trouxe 1.194 turistas, em sua maioria italianos. O desembarque foi iniciado por volta das 8 horas, no cais 2. À espera dos turistas estavam orquestra e passistas de frevo para dar as boas-vindas.
         Do ponto de atracação, os passageiros seguiram em ônibus refrigerado até o novo terminal, onde foram orientados sobre as atrações turísticas do Recife e Olinda. Na saída da estação, haviam vans esperando os passageiros que haviam contratado previamente o city tour e também taxi para os que planejaram passeios independentes.
         A operação no  terminal, realizada pelo Porto do Recife, foi tranquila e sem atropelos. Os turistas que desembarcaram dos ônibus tiveram acesso sem atropelos à nova estação que apresenta uma estrutura moderna e funcional. Na unidade, escadas rolantes, elevadores e rampas garantiram a fluidez do trânsito de pessoas.
         O translado de passageiros no navio  até o terminal, realizado pela empresa Agemar Empreendimentos, também ocorreu sem dificuldades. Foram disponibilizados 10 ônibus, além de vans para atender os cadeirantes.  No cais, haviam ambulância e paramédicos de prontidão para o caso de alguma emergência.
         O Costa NeoRomantica zarpou do Recife por volta das 15h30. A temporada de cruzeiros vai até abril. Mais 59 navios estão sendo esperados com cerca de 100 mil turistas.
         O terminal, que ainda não tem definida a data de inauguração oficial, está sendo operado provisoriamente pelo Porto do Recife uma vez que ainda não foi concluído o processo de licitação para escolha da empresa administradora da unidade. Foram investidos na unidade R$ 28 milhões no projeto, que faz parte das obras que preparam as cidades-sede para a Copa do Mundo de 2014.

 
 

Comentários