Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Diversidade marca nona edição do Festival Gastronômico da Pipa

Um Festival Plural

Cultura, raízes, receitas que se reinventam e estão sempre marcando gerações. Essa foi a essência da nona edição do Festival Gastronômico da Pipa, que aconteceu entre os dias 04 e 12 de outubro, marcado pela diversidade, desde a simplicidade do “confort food” até a técnica e excelência da alta gastronomia.
Um lugar que reuniu muitas histórias, exemplos, experiências. Pela Arena Gastronômica passaram Chefs potiguares e de diversos lugares do país, além de novos talentos e também da equipe voluntária de estudantes, que contribuíram para que todos os dias do evento fossem verdadeiros banquetes de conhecimento, cultura e, claro, muito sabor.
Foram nove dias de atividades, entre palestras, oficinas, festins, degustações, shows culturais; um polo plural que traduziu a ideia do Festival a cada ano: divulgar e promover o destino turístico, valorizando a cultura local e proporcionando o intercâmbio de conhecimentos para o desenvolvimento local.
Segundo o coordenador geral, Cláudio Freitas, o dever foi cumprido mais uma vez e o saldo é positivo. “Minha alegria é sentir que deu certo e que tivemos um nível técnico muito bom, principalmente no concurso Novos Talentos, que foi dos melhores. O evento foi extremamente saudável, com saldo positivo, encorajador e com muitas lições para o próximo. O caminhar é esse e o próximo ano já está confirmado e começa agora”, disse o coordenador do Festival.
A programação de encerramento, no Dia das Crianças, contou com apresentação cultural de crianças e adolescentes de Pipa, distribuição de Pippo’s no estande da São Braz, e uma oficina infantil, ministrada pelas Juniors Chefs Isadora Galvao e Dene Lubambo, filha do chef Tadeu Lubambo, ambas com oito anos de idade.
Fizeram parte deste encerramento também as oficinas com a Chef Joyce Francisco, de Florianópolis, apresentada pela Abrasel/RN; os Chefs Mário Portela e Paula Labrak, de São Paulo e Minas Gerais; e o Chef Warison Santos, recebendo o Chef, professor e pesquisador da cozinha brasileira Paulo Machado. Juntos, na última oficina, eles apresentaram o tema Interiores: sertão, caipira e peão de comitiva”.
As atividades culturais foram abraçadas também no encerramento do evento: Manoel de Barros se fez presente na voz de nossa gente, poemas declamados, intervenções teatrais e os shows de Carlos Zens e a banda Uskaravelho.

Concurso Gastronômico premia estabelecimento da Pipa
Durante o período do Festival Gastronômico da Pipa, 29 estabelecimentos locais concorreram com receitas nas categorias Prato Principal, Lanche, Petisco/Entrada, Sobremesa, Drink e Melhor serviço. O júri foi popular. As receitas participantes estavam no Guia oficial, que continha fichas de votação e um código que davam direito ao voto em urna ou pela internet, novidade deste ano.
O vencedor da categoria "Prato principal" foi o "Camarão no coco verde", do Quintal Restaurante e Tapiocaria. Entre os lanches, o Kebab de Kafta de carne de sol com chutney de manga, do Árabe da Pipa Kebaberia ficou com o primeiro lugar.

Na categoria Petisco, o Sushi voador, do Nirá Sushi Bar, foi o vencedor. A Torta di Amaretti, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante, foi a sobremesa que mais agradou, levando o primeiro lugar. E entre os drinks, foi premiado o Sharbat - Limonada persa de banana com manjericão, do Árabe da Pipa Kebaberia. O Restaurante A Selva também foi destaque na noite de premiação, levando o título de Melhor Serviço 2013.

Confira o resultado completo:

Prato Principal
Primeiro lugar - Camarão no coco verde, do Quintal Restaurante e Tapiocaria;
Segundo lugar - Camarão al Ajillo, do Restaurante A Selva;
Terceiro lugar - Seppie con Polenta, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante.

Lanches
Primeiro lugar - Kebab de Kafta de carne de sol com chutney de manga, do Árabe da Pipa Kebaberia;
Segundo lugar - Frivilhado Arretado, da Benvinda Tapiocaria;
Terceiro lugar - Pizza da Galega, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante.

Petisco/entrada
Primeiro lugar - Sushi voador, do Nirá Sushi Bar;
Segundo lugar - Pastel de frango com pasta de manjericão, do Ponto da Cocada;
Terceiro lugar - Fritelli, do La Terrazza Ristorante Italiano.

Sobremesa
Primeiro lugar - Torta di Amaretti, do Dall'Italiano Bar Pizzeria Ristorante;
Segundo lugar - Brownie Que Gostoso, da Que Gostoso Sorveteria.

Drinks
Primeiro lugar - Sharbat Limonada persa de banana com manjericão, do Árabe da Pipa Kebaberia;
Segundo lugar - Made in Tribus, do Tribus Bar.

MELHOR SERVIÇO
Restaurante A Selva

O Festival Gastronômico da Pipa foi realizado de 04 a 12 de outubro de 2013 pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: SENAC, La Violetera, Devassa, UnP, Makro Atacadista, SESC, Multibar, Brasinox, São Braz. Apoio: SEBRAE, SESI, Abrasel, Ecoflags, Armação Propaganda, Revista Deguste, Rio Sol, Clan.

Nenhum comentário: