Ações de promoção incluem
participação na feira Leisure e realização de seminários direcionados
para operadores de turismo e agentes de viagem
A
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) organizou uma comitiva do
Brasil que desembarcou na Rússia. Durante
esta semana, o país está realizando uma ofensiva de ações em Moscou.
Entre os dias 17 e 20, acontece a Leisure, que é um dos eventos de
turismo mais importante do país, onde os visitantes decidem para
onde viajarão nas próximas
férias. Em paralelo, a Embratur realiza dois seminários que deverão
reunir mais de 200 operadores de turismo e agentes de viagens. Um
voltado para o turismo de Lazer e outro, para o segmento de Negócios,
Eventos e Incentivo.
“Dentro dos BRICS, a Rússia foi o primeiro
país a ser incorporado em nossas estratégias. Em 2012, 25 mil russos
visitaram o Brasil, um aumento superior a 12% em relação a 2011, quando
estiveram aqui, 22 mil turistas da Rússia”,
explicou o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio
Lomanto.
Com um estande de 100 m², o estande
brasileiro conta com 17 co-expositores. Entre eles, destinos como Rio de
Janeiro, Búzios, Foz do Iguaçu, Pernambuco, Ceará, Amazonas, Mato
Grosso do Sul, além de empresas de receptivos e companhias
aéreas.
Ainda
segundo o diretor, o país é o 6º maior emissor de turistas no mundo, em
2012, foram 27,2 milhões de viagens,
número 14,3% maior que em 2011. As viagens de longa distância
representam 16% (4,4 milhões) do total anual. “Queremos garantir, nos
próximos anos, que boa parte desses turistas escolham o Brasil como
destino para viagens
mais distantes”, ressaltou.
De acordo com a OMT (Organização Mundial de Turismo), os turistas russos ocuparam o 5ª lugar no último ranking mundial de gastos no exterior, atrás apenas
da China, Estados Unidos, Alemanha e
Reino Unido. Em um ano, os gastos dos russos aumentaram em US$ 10,3
bilhoes, alcançando US$ 42,8 bilhões em 2012.
Portal em Russo
O novo portal de divulgação do Brasil no
exterior terá, até o fim de 2013, versões em italiano, alemão, francês e
holandês. Para 2014, o russo será incorporado nas opções de idioma. A
iniciativa faz parte da estratégia da Embratur
em inserir a Rússia como mercado
prioritário para a promoção turística dos destinos brasileiros no mundo.
“É necessário tornar o Brasil conhecido por aqueles que comercializam
os produtos, ou seja, operadores e agentes de
viagens. Além dos treinamentos já iniciados em 2013, a internet será
uma importante ferramenta para que o conteúdo chegue não só para esse profissional, mas também para a imprensa e consumidores potenciais”, finalizou Lomanto.
Comentários