Bogotá
será a primeira cidade a receber o novo formato do Goal to Brasil.
Desta vez, o evento será divido em duas partes e promoverá os festejos
juninos
A
Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) retoma nesta quarta-feira
(11), em Bogotá, na Colômbia, o projeto Goal to Brasil. A primeira
edição da nova etapa será chamada de Encontros Brasileiros, e contará
com um novo formato. Desta vez, o evento para promoção do Brasil como
destino turístico durante a Copa do Mundo de 2014 será divido em duas
partes. “Até maio deste ano, a Embratur realizou
14 edições da ação, que trouxeram resultados expressivos para a
promoção turística da Copa do Mundo. A nova etapa foi reformulada e
fortalecerá ainda mais nossa presença nos principais países emissores de
turistas para o Brasil”, explica Leila Holsbach, diretora
de Mercados Internacionais da Embratur, que acompanha a ação na
Colômbia.
Para o primeiro dia de ação,
são esperadas mais de 180 pessoas, entre profissionais de turismo e a
imprensa local. Na programação, está marcada a coletiva de imprensa e o
Encontro de Negócios, que proporcionará trocas de experiências entre os
operadores colombianos e brasileiros, que
estão sendo levados por diversos estados. Ainda na noite de
quarta-feira - para dar ênfase ao novo trabalho de promoção
internacional dos festejos juninos, que ocorrerão no mesmo período do
Mundial - será realizada a Vivência Brasileira, que contará com a
apresentação cultural da quadrilha junina, Cafundó do Brejo, de Palmas
(TO).
Já
a segunda parte, contará com ações para o público final e ocorrerá
entre dias 12 e 15 de setembro, no Shopping Center Retiro, no centro
de Bogotá. No espaço, montado pela Embratur estarão disponíveis
material promocional sobre o Brasil, televisões de LED para divulgação
das ferramentas digitais do Instituto e postos de trabalho do Comitê
Descubra Brasil, e da Match Connections (agência oficial da FIFA) para prestar informações sobre a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.
Além disso, a quadrilha tocantinense Cafundó do Brejo fará duas apresentações diárias no estande.
O Goal to Brasil
A Embratur promoveu ao
longo de dez meses (julho de 2012 a maio de 2013), 14 eventos, em
diferentes países, para divulgar o Brasil como sede da Copa do Mundo
Fifa 2014. O projeto formou 3.080 agentes de viagens
e operadores de turismo ‘especialistas em Brasil’, e permitiu que 350
jornalistas conhecessem detalhes dos preparativos do país para os
grandes eventos esportivos.
Cada uma das 12
cidades-sede foi anfitriã das edições, que aconteceram no Chile,
Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, México, Alemanha, Espanha, França,
Inglaterra, Itália, Portugal e Canadá. Na Colômbia e nos
Estados Unidos, o Brasil como um todo foi o anfitrião do evento.
Novo formato
Devido ao sucesso do
Goal to Brasil e para contemplar outros estados brasileiros, a
Embratur vai realizar, no segundo semestre de 2013, uma 2ª edição do
projeto Goal to Brasil. Agora, dividido em
duas partes,
este novo ciclo de eventos promoverá o Brasil como um todo. As próximas
edições irão intensificar o apoio da comercialização dos produtos e
destinos turísticos brasileiros por meio da diversidade
natural e cultural, da relação com veículos de mídia nos mercado e das
relações com os profissionais de turismo nos mercados.
Para este ano, estão
previstas mais duas edições do evento. Uma em Los Angeles, nos Estados
Unidos, e outra Amsterdam, na Holanda. Para 2014, ano que o Brasil irá
sediar a Copa do Mundo, estão programados mais
seis eventos.
Mercado colombiano
A Colômbia é o 13º
principal emissor de turistas para o Brasil. No ano de 2012 vieram ao
Brasil 100.324 turistas colombianos. Isso representou um crescimento de
9,8% em relação a 2011. Atualmente, existem voos
diretos de Bogotá para Rio de Janeiro e São Paulo, totalizando 32
frequências semanais.
Grupo Cafundó do Brejo
Fundada
em maio de 1993, em Palmas, Tocantins, a quadrilha Junina Cafundó do
Brejo vai apresentar no Goal to Brasil a coreografia que retrata
os 20 anos de atividades do grupo. Com o espetáculo, Cafundó, minha vida, meu xodó,
os dançarinos vão mostrar ao público por meio das músicas e das danças
os desafios de se manter a tradição da quadrilha junina.
Assessoria de Comunicação da Embratur
Comentários