Na última sexta-feira (27), o grupo de trabalho composto pela Embratur e pelos
Ministérios
da Justiça e do Turismo se reuniram, em Belo Horizonte, com órgãos do
setor turístico para alinhar soluções que envolvem o consumidor
turista
Belo
Horizonte, capital de Minas Gerais, foi a primeira cidade-sede da Copa
do Mundo a receber a série de reuniões do Comitê Técnico de Consumo e
Turismo. Na
pauta da reunião, que ocorreu na última sexta-feira (27), foram
discutidas a qualidade dos serviços que atendem a cadeia do turismo,
como a hospedagem, os transportes aéreos e rodoviários e a alimentação.
Representantes do setor turístico de Minas Gerais no Comitê de Consumo e Turismo,
que aconteceu na última sexta-feira (27), em Belo Horizonte
A
comissão comandada pela Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor
(Senacon) do Ministério da Justiça, conta com a participação da Embratur
(Instituto Brasileiro
de Turismo) e do Ministério do Turismo. Entre os objetivos do grupo
está a orientação aos órgãos e às entidades envolvidas com o setor
turístico sobre como lidar com eventuais conflitos nas relações de
consumo que envolvem os turistas, principalmente durante
a Copa 2014.
“O
nosso país está passando por um período de grande exposição,
principalmente em razão dos megaeventos. Assim, os governos nas esferas
federal, estadual e municipal
e o setor privado devem alinhar a melhor forma de atender o turista
estrangeiro que chegar ao Brasil”, explicou Walter Ferreira, assessor da
presidência da Embratur, que representou o Instituto, no Comitê.
A
secretária da Senacon, Juliana Pereira, afirmou que um dos desafios do
grupo é combater a prática dos preços abusivos em hotéis e em outros
serviços durante
a Copa. “O nosso objetivo é conscientizar que não é essencial ganhar
muito dinheiro em um período curto de tempo. Esta prática pode marcar
negativamente o Brasil. Queremos que os setores envolvidos com o Mundial
tenham sensibilidade para entender que a construção
de imagem para o Brasil é o maior legado dos grandes eventos”,
argumentou a secretária.
Itálo Oliveira, representante do Ministério do Turismo; Juliana Pereira, secretária da Senacon;
e Walter Ferreira, assessor da presidência da Embratur durante a coletiva de imprensa
A
Embratur está empenhada para cumprir uma das suas competências
normativas e cobrar do setor turístico a excelência na prestação de
serviços. Em março, o Instituto abriu espaço,
durante a assembleia da Anseditur (Associação Nacional de Secretários e
Dirigentes de Turismo das Capitais e Destinos Indutores), para a
secretária do Senacon/MJ, Juliana Pereira, apresentar o projeto das
câmaras de defesa do consumidor voltadas para o turismo.
O
Comitê Técnico de Consumo e Turismo faz parte do Plano Nacional de
Consumo e Cidadania (Plandec) e é coordenado pelo Ministério da Justiça.
O grupo é composto por membros do
Ministério do Turismo, Secretaria de Aviação Civil, Ministério da
Saúde, Ministério dos Transportes, Embratur, Anac, Infraero, ANTT e
Anvisa. O Plandec foi lançado pela presidenta Dilma Rousseff, no mês de
março, e traz um conjunto de medidas para garantir
a melhoria na qualidade de serviços e dos direitos dos consumidores.
Até
dezembro serão mais 11 reuniões. A próxima está marcada para o dia 03
de outubro, no Rio de Janeiro. Veja o calendário do Comitê de Consumo e
Turismo nas cidades-sede:
03/10 – Rio de Janeiro (RJ)
08/10 - Cuiabá (MT)
10/10 -- Porta Alegre (RS)
15/10 – Brasília (DF)
17/10 – Manaus (AM)
29/10 – São Paulo (SP)
04/ 11 – Fortaleza (CE)
12/11 – Salvador (BA)
13/11 – Recife (PE)
02/12 – Curitiba (PR)
09/12 – Natal (RN)
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