Os palestrantes Ignácio Amigo e Marco Sobrinho
Na palestra de abertura do Seminário realizado
pela ABIH-BA na 2ª BahiaBizz Hotel & Food, iniciada ontem, 22, no Centro de
Convenções da Bahia, Ignácio Amigó, consultor e especialista em Marketing, da
Catalunha, Espanha, enfatizou a necessidade de mudança de perfil e de atitude
no negócio da hotelaria. “O cliente pede cada vez mais identidade,
autenticidade e um bom produto que lhe traga benefícios emocionais. O radar do
hoteleiro tem que estar ligado para saber que direção seguir e qual a sua
vocação”, explicou o professor aos
hoteleiros, executivos e profissionais da hotelaria em geral, participantes do
evento.
Para Ignácio Amigó, que é consultor de
vários empreendimentos na Europa, professor de Turismo na Espanha e autor de
livros sobre o segmento, a mudança de mentalidade na hotelaria é vital para a
sobrevivência dos empreendimentos, principalmente após a Copa do Mundo de 2014,
quando segundo ele, sobrarão ofertas. “Os hotéis têm que deixar de ser um armazém
de camas para ser uma indústria de criação de experiências e emoções pois só
assim poderão fidelizar seus clientes e continuar competitivos neste mercado”,
defende.
Dentre as ações que aponta como
necessárias para a efetivação de uma nova postura, destaca que os hotéis devem se
tornar criadores de ofertas para atrair clientes, deixando a posição passiva e
contemplativa, devem personalizar seu atendimento através de funcionários motivados
que compartilhem valores e objetivos, equacionar venda por intermediação com a
venda personalizada feita pelo próprio hotel, e migrar da condição de hotel turístico
para a de hotel com identidade que possa ser reconhecida e valorizada pelos
clientes.
VENDAS
ON LINE
Na segunda palestra do dia, realizada
pelo executivo da Booking.com, empresa de vendas de reservas on line, Marco Sobrinho, enfatizou a importância da agilidade e facilidade das vendas online para
a hotelaria diante da necessidades de visibilidade perante uma concorrência
acirrada num mercado que é global. “Quem pensa na realidade do mercado antes
dos concorrentes sai na frente e só tem a ganhar”, alerta o especialista.
Segundo ele, atualmente já há um empate técnico entre o consumidor que compra
on line em um desktop e o que já adotou o mobile (celular ou tablet) para
realizar suas compras on line. “O consumidor quer agilidade e conforto”,
declara.
Para Sobrinho, a tendência de compras
pela Internet, inclusive para fazer reservas só tende a aumentar, e o Brasil é
um dos países que mais usam a ferramenta. ”No Brasil as pessoas gastam 26 horas
por semana navegando na Internet e o País já é o quinto no mundo na quantidade
de pessoas conectadas à rede. A previsão é de que 100 milhões de pessoas
estejam conectadas até 2014”, enfatiza. Para o executivo quem apostar no
potencial de desenvolvimento do mercado on line só terá o que comemorar no
futuro.
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