Pesquisa
encomendada pela Embratur mostra que o turista que veio ao país para
competição em junho, entre um jogo e outro, optou por visitar museus,
monumentos e bairros históricos
Nos
horários vagos entre um jogo e outro, a principal atividade de lazer do
turista que veio para a Copa das Confederações foi cultural. É o
que revela pesquisa realizada pela Embratur junto a estrangeiros que
estiveram no país em junho para assistir à competição esportiva. Bairros
históricos foram procuradas por 50,8 % dos estrangeiros. Em segundo
lugar, com 39,5%, estão os museus, casas de cultura
e exposições. Cerca de 39% dos estrangeiros optaram por passeios em
monumentos. Os shows foram assistidos por 15,5%.
“O
resultado dessa pesquisa revela que é correta nossa aposta na
divulgação da cultura brasileira no exterior como forma de aumentar o
interesse
por nosso país”, afirma o presidente da Embratur, Flávio Dino. “A
pesquisa comprova que há grande interesse, inclusive no público
aficionado por futebol, pela cultura brasileira”.
De
acordo com a pesquisa, conhecer bairros e regiões históricas foi o
lazer preferido de 74,1% dos turistas que foram a Recife; de 62,5% dos
que foram a Belo Horizonte; e de 58,2% dos que foram a Salvador. Já
museus, casas de cultura e exposições foram a escolha de 69,4% dos que
foram a Brasília; 55,7% dos que foram ao Rio de Janeiro; e 55,4% dos que
foram a Belo Horizonte.
Monumentos
foram visitados, no Rio de Janeiro, por 58% dos estrangeiros; em Belo
Horizonte, por 55,4%; e, em Salvador por 40,5%. Os shows foram
mais procurados pelos turistas em Fortaleza (40%) e Salvador (24,1%).
Aposta na cultura
A
pesquisa, feita com 453 entrevistados durante os dias da Copa das
Confederações 2013, reforça a aposta da Embratur em ações culturais.
Neste
mês de setembro, será lançado edital no valor de cerca de R$ 3 milhões,
para que estados e municípios apresentem projetos de divulgação das
festas. Já em agosto, a Embratur deu início a uma série de ações
promocionais das Festas Juninas. “Temos de aproveitar
a coincidência entre a Copa do Mundo e o mês de junho para divulgar
mundialmente as festas de Santo Antonio, São João, São Paulo, São Pedro e
São Marçal, diversificando a imagem que o público estrangeiro tem da
cultura brasileira”, afirma Dino.
Em
agosto, a série de ações foi lançada em Roma, com uma apresentação na
Praça Navona do grupo Boi de Morros. “A autenticidade do folclore
brasileiro,
especialmente de grupos de bumba-meu-boi, surpreendeu os europeus. Os
italianos e os demais turistas que aqui estiveram, ficaram sabendo que o
Brasil tem outras belas celebrações além do réveillon e do Carnaval”,
conta Delma de Andrade, coordenadora de Produtos
e Destinos da Embratur, que acompanhou a ação.
Na
mesma linha, o Ministério da Cultura lançou um edital, com inscrições
abertas até o próximo dia 23 de setembro, que escolherá atrações
culturais
que se apresentarão durante a Copa do Mundo 2014. Os vencedores irão se
apresentar durante as
fan fests, apresentações públicas dos jogos, em telão, que serão
organizadas pela FIFA. “É uma iniciativa importante, porque estimula o
estrangeiro que está naquela cidade-sede onde ocorre a
fan fest a visitar outras cidades e realizar outras atividades culturais”, afirma Dino.
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