ABAD 2013 FORTALEZA COMEÇOU COM SUCESSO ABSOLUTO



A ABAD 2013 FORTALEZA - 33ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor começou ontem, dia 05 de Agosto, com muito sucesso. Cerca de 4 mil participantes lotaram o auditório principal do Centro de Eventos de Fortaleza para prestigiar o maior evento do Atacado Distribuidor da América Latina.

 

As torcidas organizadas fizeram a diferença e transformaram a abertura do evento uma verdadeira festa. Os convidados especiais da ABAD para realizar a palestra inaugural do evento, os técnicos da Seleção Brasileira de Futebol Luiz Felipe Scolari e Carlos Alberto Parreira usaram a vivência no campo esportivo para falar das características dos profissionais, equipes e empreendedores campeões, destacando a capacidade de atuar sob pressão e a importância de treinamento, disciplina, planejamento, força, garra e determinação.

 

No palco, Felipão e Parreira conversaram com o público sobre importância das metas e dos objetivos claros para os profissionais que querem crescer e do que significa o verdadeiro espírito de equipe.

 

“Tudo na vida começa com um sonho. Meu pai nunca me deu apoio para que eu jogasse. Eu dividia uma chuteira com um amigo. Meu pai me fez estudar contabilidade, mesmo sem gostar. Depois que eu me formei é que fui contratado por um clube. Mas eu tinha um sonho”, lembrou Felipão.

 

Parreira ressaltou que o pódio de hoje não garante a vitória de amanhã. “A gente tem que aprender a ganhar dentro e fora do campo. Não existe atalho, para vencer é preciso muito trabalho, visão e planejamento”, disse o técnico.

 

Outra observação importante dos convidados da ABAD, foi lembrar aos empresários atacadistas distribuidores que uma equipe não se faz só com os melhores. “Muitas vezes nós temos gente muito boa tecnicamente, mas que não tem visão de equipe. E sendo assim não funciona”.

 

Mais de 200 empresários, gerentes e vendedores das empresas atacadistas do Rio Grande do Norte estão  marcando presença no evento. Entre as empresas associadas à ADARN estão: Riograndense Distribuidora (escolhida pelo oitavo ano como o Melhor Atacadista do Rio Grande do Norte), Atacado Progresso, Rebouças Supermercados (Mossoró), GJ de Medeiros, Coco & Cia, Estrelão, Iskisita Atacado, Ligzarb, Atacadão Vicunha, Nordeste Distribuidora, Unipetrol Distribuidora, Multdia, Polibrasnet e JVC Distribuidora.

 

Na coletiva de imprensa com José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD, Adailton Pinto Melo, presidente da ACAD, e Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB, os jornalistas receberam informações sobre os números e as perspectivas do atacado distribuidor e outros temas relativos ao segmento. Segundo o presidente da ABICAD – Associação da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, as indústrias do setor acreditam no potencial do Norte/Nordeste e têm investido fortemente nestes mercados.


Para se ter uma ideia, só em 2011 a empresa gaúcha Docile, fabricante de balas,  e a Dori, que produz candies e snacks, expandiram suas operações nesta área e abriram seus primeiros Centros de Distribuição na região, um em Recife (PE) e o outro em Maceio (AL), respectivamente. Vale ressaltar que a instalação de centros de distribuição é a primeira etapa antes da construção de unidades fabris.  No mesmo ano, a Mondelez inaugurou mais uma fábrica em Vitória de Santo Antão (PE) e em 2004, a argentina Arcor também instalou uma nova fábrica e um centro de distribuição em Recife (PE) e já anunciou mais expansão na área. A fabricante de chocolates Cacau Show está presente na região com mais de 20 lojas e visa ampliar este número.

“O Brasil é o terceiro maior produtor de chocolates e balas no mundo. O setor apresentou um crescimento importante em 2010 e 2011 e se manteve estável em 2012, registrando uma produção de 1,36 milhão de toneladas”, complementa o presidente.Entre as iniciativas da ABICAB, destaca-se o Projeto Comprador, que trará importadores internacionais dos EUA, Peru e Emirados Árabes para conhecerem os produtos, parques industriais, além da rica cultura brasileira. Atualmente, os produtos de confectionery brasileiros estão presentes em 145 países nos cinco continentes e esta ação visa expandir os negócios nos mercados internacionais.“Realizar esta grande feira em Fortaleza é muito importante e estratégico, já que a região vem apresentando um forte crescimento econômico e representa 15% do mercado de chocolates, balas e amendoins. declara Getúlio Ursulino Netto, presidente da ABICAB.

Para 2013, mesmo com os sinais de desaceleração econômica que se iniciaram em 2010 e se intensificaram no segundo semestre de 2012, a perspectiva é ainda mais otimista do que no ano passado, não apenas em relação ao faturamento. Em relação à rentabilidade, a expectativa atingiu seu maior patamar desde 2008.Para o presidente da ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, o portfólio do setor – que inclui produtos de consumo essencial como alimentos e itens de cuidados pessoais e limpeza doméstica – e os recentes movimentos de desoneração realizados pelo governo contribuem para esse sentimento positivo.

A consequência mais direta desse otimismo são os investimentos planejados para este ano, em especial nos itens área de armazenagem, tecnologia de gestão, sistemas de informação e TI e aquisição de frota própria. Entre os respondentes do Ranking da ABAD, 59,8% afirmam que farão investimentos em área de armazenagem; 75,1%, em tecnologia de gestão; 72,2%, em sistemas de informação e TI; e 61,6%, em frota própria.A infraestrutura de transporte, contudo, é preocupação crescente do setor. Entre os empresários que responderam o Ranking ABAD, o percentual que considera que a infraestrutura de transporte é quesito de alto impacto nas operações do atacado distribuidor passou de 46,5% na última pesquisa para 62,2% no levantamento atual.

Por ser um dos principais aspectos que afetam a produtividade dos agentes de distribuição, a  infraestrutura  de  transportes  é  um dos temas preferenciais a serem tratados pela Frente Parlamentar dos Agentes de Abastecimento do Pequeno e Médio Varejo, que está sendo formada sob a coordenação do deputado federal Antônio Balhmann (PSB-CE).A Frente, que deve começar a atuar oficialmente no segundo semestre de 2013, vai acompanhar políticas públicas, propostas legislativas e debates, além de elaborar programas e projetos voltados ao desenvolvimento do setor atacadista distribuidor.“O grau de satisfação dos expositores na ABAD 2013 é muito grande.O nosso evento movimenta mais do que a Copa das Confederações”, lembrou Adailton Pinto Melo, presidente da ACAD – Associação dos Atacadistas e Distribuidores do Ceará.

Comentários