Rede de Parceiros formaliza adesão ao Porto Alegre Turismo Criativo


 Secretário Luiz Fernando Moraes abre o encontro e lança diretrizes básicas do programa Porto Alegre Turismo Criativo (foto Ivo Gonçalves/PMPA)


Ateliês e oficinas de artistas plásticos e visuais, artesãos, grafiteiros, de gastronomia, Centros de Tradições Gaúchas (CTG), produtores e instituições culturais da capital gaúcha formalizaram hoje, 24, sua adesão à Rede de Parceiros do Programa Porto Alegre Turismo Criativo, lançado no início de junho deste ano pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR).
Com este novo segmento do Turismo, Porte Alegre passará a oferecer aos visitantes experiências e atividades, como oficinas e cursos de curta duração, inspiradas em características culturais locais que permitam o desenvolvimento pessoal e criativo do turista e sua interação com o cotidiano da cidade. Entre outras atrações, o turista poderá fazer uma oficina com o chef Mauro Camargo, o Embaixador do Churrasco e aprender a preparar a especialidade gaúcha que já é símbolo da culinária brasileira no mundo. A oficina, segundo Mauro, terá de três a quatro horas de duração. “O turista vai aprender a ascender o fogo, terá contato com os vários cortes de carne, irá espetar e assar seu próprio churrasco saindo da oficina certificado de que teve essa experiência”, explicou o chef que destaca a chancela do órgão oficial de Turismo ao trabalho que realiza há cinco anos.
Oficinas de técnicas de artesanatos locais e de grafite urbano, danças tradicionalistas gaúchas, interação com artistas visuais e produtores culturais são outras opções que o turista vai encontrar na cidade. O 35 CTG, um dos mais novos integrantes da rede, irá receber visitantes em oficinas de danças tradicionalistas e de salão, de  culinária e indumentária gaúcha, e de preparo do chimarrão. “Somo a entidade pioneira no movimento tradicionalista gaúcho e esta será uma forma de divulgar a cultura do nosso Estado e de tornar conhecido nosso galpão e museu que já tem 65 anos”, afirmou a patroa do 35 CTG, Marcia Cristina Borges da Silva.
A assinatura do termo de adesão ocorreu no auditório da secretaria durante o primeiro de uma série de quatro encontros de trabalho do grupo que serão realizados. Nesta edição, os parceiros do novo segmento de Turismo participaram de um workshop que, com base nos dados do Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre (Bemtur), apresentou o panorama do setor na cidade, o fluxo e o perfil dos visitantes,  as taxas de ocupação hoteleira, os segmentos turísticos estruturados e sua oferta, entre outros aspectos que servirão de elementos na estruturação da oferta do Turismo Criativo.
Diretrizes - O encontro foi encerrado com a apresentação das diretrizes Básicas do programa Porto Alegre Turismo Criativo, publicação impressa entregue a todos os integrantes da rede. O documento, que traz uma apresentação do segmento chamado de a nova geração do Turismo no mundo, detalha a metodologia utilizada na estruturação do programa, a relação do Turismo Criativo com os conceitos de Economia Criativa e Cidades Criativas, os alinhamentos institucionais estabelecidos pela SMTUR e os eixos estratégicos do programa.
“Diversificar a oferta turística é parte da estratégia de diferenciar e distinguir Porto Alegre em áreas em que a cidade possa ser competitiva”, ressaltou o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, no encontro da rede. Ao destacar a tradição que a capital gaúcha possui no campo das artes e da cultura, enfatizou que também são objeto do Turismo Criativo na cidade as áreas da tecnologia social, das ciências, da gastronomia, da moda, entre outros. “Ainda não existe, no Brasil, experiência em Turismo Criativo, e Porto Alegre está sendo pioneira em desenvolver um programa neste segmento que poderá servir de modelo.” Como a característica da oferta do Turismo Criativo é trabalhar com o universo imaterial e simbólico do destino, em cada lugar o turista irá encontrar atividades diferentes relacionadas com aspectos locais.
Site - Porto Alegre Turismo Criativo é um programa orgânico e aberto a novos parceiros. “A ideia é crescer e desenvolver permanentemente, pois o que tiver características locais e puder ser transformado em uma experiência de curta duração para o turista poderá ser integrado ao programa”, explicou Moraes. A previsão da SMTUR é colocar no ar, até setembro, o site www.portoalegrecriativa.info com a oferta de oficinas, cursos e atividades de Turismo Criativo da capital, em três idiomas.
Porto Alegre é a primeira cidade brasileira associada à Creative Tourism Network, rede internacional criada em 2012 na Espanha para promover os destinos de Turismo Criativo da qual fazem parte destinos de referência como Barcelona, Ibiza e Galícia (Espanha), Paris, Sant Feliu de Guixols, Biot e Le Louvre-Lens (França), Quebec (Canadá), Santa Fé (Novo México-EUA) e cidades da Guatemala, Áustria e Tailândia.
Parceiros e oficinas da Rede Porto Alegre Turismo Criativo:
Santander Cultural : Carimbo como recurso de Pintura, com Zoravia Bettiol
Fundação Iberê Camargo: Conhecendo a Fundação: um percurso entre arte e arquitetura
CTG Estância da Azenha:  Chimarrão e Fandango
Confraria da Madeira:  Marchetaria – Flores e Pássaros de Porto Alegre
Maria Rita Caminhos Culturais: Postando Porto Alegre – oficinas de técnicas mistas na elaboração de cartões postais em tecido
Ecolã: Porto Alegre em Lã – Cartões Postais em Feltro Agulhado
Núcleo Urbanóide: Técnicas com Spray;  Graffitti  Walktour; Arte Urbana sobre Duas Rodas
Antonio Augusto Bueno: Gravetos Armados - Vivência Histórica e Artística no Centro Histórico de Porto Alegre
Embaixador do Churrasco: Oficina do Churrasco
Artista plástico Carlos Britto Velho:  Pintura Acrílica
Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre Xico Stockinger:  Desenho/Pintura/Escultura em Madeira, Pedra e outros/Gravura/Processo Fotográfico/Cerâmica e Xilogravura
Hilton De Ávila (Rango): Origami Arquitetônico dos Atrativos Turísticos de Porto Alegre
Circo Girassol : Tecido Aéreo e Trapézio Parado
Viviane Gueller :  Fotografia e Arte Reportagem
Colônia Villa Nova Armazém e Café:  Cultivo orgânico em vasos de plantas medicinais, alimentares e condimentares
Pousada Haras Cambará: Placas decorativas e utilitárias em argila
35 CTG : Chimarrão e Danças Gaúchas
Casa de Cultura Mário Quintana: Cartão Postal Artesanal – Desenho e Pintura
Instituto Redenção: Montando sua bombacha – Noções de modelagem da peça e da casinha de abelha
Primeira Região Tradicionalista – parceria institucional



Da Assessoria de Imprensa -Secretaria de Turismo de Porto Alegre

Comentários