Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Exploração sexual de crianças e adolescentes é discutida na Ilha de Itaparica


Proprietários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes de Vera Cruz participam, nessa sexta-feira (12), da oficina de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Biblioteca de Mar Grande. O evento, que tem como objetivo promover ações preventivas nos destinos próximos às cidades-sede da Copa do Mundo, é realizado pelo Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (Cedeca/BA) em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis (ABIH-BA).
Durante o encontro, que será realizado até às 18h, o público confere palestras sobre temáticas como tipos de violência sexual e fins comerciais da exploração sexual. A equipe do Cedeca formada por assistente social, psicólogo e advogado também apresenta o perfil dos agressores, rotas da exploração sexual na Bahia e índices da violência no estado.
Para entender mais sobre o assunto e os direitos das vítimas, os participantes também rebeberão explicações sobre um termo de conduta de ética contra a exploração sexual e comercial, além do Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca), que comemora 23 anos de existência nesse sábado (13).
“Esse é um tema que as pessoas acham que já dominam, mas o nosso intuito é mostrar que não estamos apenas preocupados com o destino turístico e também com a forma que esses aspectos atingem a população daquele lugar”, disse a socióloga Nereida Mazza, representante da Setur no evento.
A assistente social do Cedeca, Sheila Araújo explicou que é muito comum as pessoas acharem que já sabem tudo sobre o tema, quando na verdade mal conseguem identificar um caso. “Às vezes, por conta do nosso dia a dia, não percebemos a exploração de adolescentes ao nosso redor, então o nosso papel é trazer justamente essa sensibilização para os profissionais do trade turístico", explicou.

Com duração de 16 horas, a oficina será retomada na próxima quarta-feira, das 8h às 17h, quando serão realizados debates e dinâmicas de grupo, além, da apresentação de filmes e avaliação do curso. O evento na Ilha de Itaparica é o segundo realizado em parceria pelo Cedeca, Setur e ABIH, o primeiro foi realizado em Salvador, no último mês de abril. Até o mês de novembro novas oficinas serão realizadas em Salvador e Mata de São João, nas localidades de Imbassaí e Praia do Forte.

Nenhum comentário: