Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de julho de 2013

Balanço Geral do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu foi mais uma vez positivo


 

 A 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, mais uma vez, superou as expectativas de público, de espaço na área de exposições e de número de stands vendidos.

 
     Os números contabilizados neste ano continuam demonstrando um crescimento anual do Festival de Turismo das Cataratas, da ordem de 15%. Este ano, o espaço da área de exposições ficou quase 2 vezes maior. Ocupando uma área total de 18.015 m2, divididos em 4 grandes pavilhões e mais 18 salas de apoio para palestras, reuniões, coletivas e pequenas conferências,  o Festival registrou um total de 220 stands, 512 empresas, e aproximadamente 1.200 expositores/empresários, que puderam divulgar os seus produtos e serviços turísticos especializados. 

     O público participante deste ano foi da ordem de 6 mil pessoas, contando com as 28 caravanas com agentes de viagens e operadores de turismo, provenientes dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Distrito Federal. As caravanas internacionais vieram do Paraguai, Argentina e Uruguai.

     Durante os três dias do evento, além da Feira de Turismo e Negócios, aconteceram outros 22 importantes eventos dentro do Festival, foram eles: Mostra Regional de Produtos Sustentáveis; Encontro de Negócios SEBRAE/PR; Encontro Abrasel; Reunião dos Membros Afiliados da OMT no Brasil - Organização Mundial de Turismo no Brasil; Reunião Ordinária do Conselho de Turismo do Paraná; Reunião da Comissão de Turismo Brasil Sul, com Seminário Turismo - "Oportunidades Gerando Investimentos; Apresentação do Plano Nacional de Turismo - MTur; Coquetel de Boas Vindas Arroz Amigo; Desfile Fashion Inclusivo; Troféu Amigo do Festival de Turismo; Coquetel de Encerramento Porto Canoas; Jantar Confraria Feijão Amigo, entre outros.

Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

     Considerado um dos principais eventos técnico-científicos do Brasil, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu - com o tema central "Turismo e Hospitalidade - Tendências Tecnológicas", teve a sua sétima edição realizada, com a participação de 45 Instituições de Ensino do Brasil, Paraguai e Argentina.

     O Fórum deste ano recebeu 900 inscrições para participação, entre estudantes, profissionais de turismo, professores, pesquisadores, políticos e empresários. A equipe técnica e comissão julgadora recebeu 95 trabalhos inscritos, dos quais 75 foram aprovados e publicados no site do Festival. Durante o evento, foram apresentadas 4 palestras e 1 conferência e, os premiados dessa edição do Fórum foram:

·         Categoria Artigo: 1º lugar: Eduardo Duarte Nascimento, Alexandre Pereira Mota e Elizabeth KyokoWada, com o tema: Hospitalidade e Stakeholders: estudo em moradia para velhos na cidade de São Paulo. Em 2º lugar: Kamila Brant de Araújo, com o tema: Reflexões do Programa de Turismo Solidário da Comunidade de Mendanha e Alecrim.

·         Categoria Resumo Expandido: 1º lugar: Maria Vitória Cabral Coutinho, Denize Teles Pires, Giane Nunes Teles com o tema: "Inventariação Dos Bens Naturais Do Município De Santa Vitoria Do Palmar/RS". Em 2º lugar: José Rodrigo Lima Torres, Ingrid Almeida Silva, Cibelle Batista Gondim, com o tema: "Planejamento De Práticas De Ecoturismo Na Área De Preservação Ambiental Da Barra Do Rio Mamanguape, Paraíba"

 Autoridades

     A solenidade de abertura do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu 2013 contou com a presença do representante do Ministério Brasileiro do Turismo, o Secretário Nacional de Políticas de Turismo - Sr. Vinicius Lummertz, de Secretários Estaduais de Turismo tais como RS, RJ, AL, além de Deputados Federais e autoridades dos setores público e privado da Argentina, do Brasil e do Paraguai. Também participaram da solenidade, o Secretário de Turismo do Paraná Sr. Jackson Pitombo; o Diretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, e o Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira.

     Alguns expositores de destaque no cenário do turismo do Mercosul, o Ministério de Turismo do Uruguay, Província de Missiones e Municipalidad de Córdoba, ambos da Argentina, e o Ministério de Turismo do Paraguay - Senatur/Py, que desde 2006 traz seus agentes de viagens e seus empresários.

 Resultados alcançados

     No que se refere a geração de negócios, segundo a Presidência do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, o almejado é ultrapassar os valores alcançados nas edições anteriores, no semestre que sucede a realização do evento - junho de 2013.  Além disso, espera-se um incremento nas tecnologias digitais, mercadológicas e sociais para o trade turístico local e de todo o Mercosul, com as contribuições de todos os expositores, parceiros, patrocinadores e players do turismo nacional e da América Latina.

PATROCINADORES - Edição 2013

Na 8ª edição o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu contou com os patrocínios de: Itaipu Binacional, Confederação Nacional do Comércio - CNC e Sistema Fecomércio do Paraná, SEBRAE Nacional, e do Fundo de Promoção e Desenvolvimento do Iguaçu - Fundo Iguaçu.
PARCEIROS ESTRATÉGICOS - Edição 2013
E contou com os parceiros: Ministério do Turismo do Brasil, Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, e Recanto Park Hotel.
REALIZAÇÃO - Edição 2013
Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu/PR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, e, Universidade do Vale do Itajaí.
 
 

Nenhum comentário: