O Secretário de Turismo de Pernambuco,
Alberto Feitosa, palestrou sobre o turismo do Estado para representantes do
Grupo dos Executivos do Recife (GERE), tendo como tema: “A importância do
turismo na economia de Pernambuco”. O evento aconteceu na tarde da
quinta-feira (27), no restaurante Spettus Derby.
No início da apresentação, Feitosa falou
sobre o cenário econômico mundial, o crescente desenvolvimento do País e a
contribuição do turismo para a economia brasileira. “Em 2011, o turismo deu um
verdadeiro salto no País, respondendo pela movimentação de 78 bilhões de
dólares na economia brasileira. A estimativa é que até 2016 o setor seja
responsável por 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil”, comenta
Feitosa.
O secretário ressalta ainda que em 2012 o
setor foi responsável por 5,4% dos investimentos públicos e privados no País,
totalizando R$ 43,5 bilhões, e que para este ano a previsão é que esse montante
apresente um crescimento de 8,4%, o dobro da média mundial estimada para
2013.
Nos últimos cinco anos houve um aumento de
37% no número de viagens intra e interestaduais e, com isso, o gasto médio dos
turistas tem aumentado. “Isso pode ser visto através de novas rotas aéreas que
impulsionam o crescimento do mercado, da criação de novas empresas, além de
políticas de incentivo ao uso do transporte aéreo”, explica o secretário.
Também foi mostrado para o público presente
ações promovidas pela Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), Empresa
de Turismo de Pernambuco (Empetur) e pelo Programa de Desenvolvimento do
Turismo (Prodetur) em prol do turismo do Estado. Segundo Alberto Feitosa, as
ações de estruturação, interiorização, inclusão social, execução de obras, além
da promoção dos destinos em feiras e de ações no mercado nacional e também no
exterior são realizadas pelo sistema Tur.
Para finalizar a palestra, o secretário
destacou itens que precisam ser melhorados no mercado do turismo. Para ele é
necessário aumentar a consciência no poder público da importância de
investimento no turismo; sensibilizar o setor privado a investir e qualificar;
captar mais voos e regionalizar a malha aérea; informar a população sobre a
importância desta atividade como geradora de crescimento econômico, emprego e
renda e também conscientizar a população da responsabilidade de cada cidadão em
vender a imagem de nosso destino.
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