Embratur
realiza 15 press trips nos próximos 30 dias. Objetivo é mostrar a cerca
de 40 jornalistas estrangeiros o que o Brasil tem a mostrar durante o
período que coincidirá
com a Copa. Convidados vão conhecer as festas e as belezas de Natal e
Fortaleza
A Copa do
Mundo 2014 é o megaevento internacional que acontecerá no maior número
de cidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do Brasil. Nada mais
oportuno, portanto, que mostrar ao estrangeiro
toda a diversidade de culturas, ritmos e sabores que permeiam nosso
país. Com destaque especial para as tradições brasileiras do mês de
junho, afinal, é durante esse período que os jogos acontecerão no ano
que vem.
Por isso, a
Embratur está realizando 15 press trips – visitas guiadas de
jornalistas – nos próximos 30 dias. Cerca de 40 jornalistas serão
levados a 22 estados brasileiros para conhecer o que o
Brasil tem de melhor em todas as regiões do país. O objetivo é divulgar
no exterior nossos principais atrativos associados à Copa para que o
estrangeiro que nos visite ano que vem venha com informações sobre o que
são as Festas Juninas e outras atrações culturais
e gastronômicas brasileiras identificadas com o mês de junho.
“O Brasil
já tem o Carnaval como um de seus principais atrativos turísticos. Agora
queremos que nosso país também seja conhecido como o país das Festas
Juninas e de tantos outros atrativos que
nos diferenciam nessa época do ano”, afirma o presidente da Embratur
(Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino. “Do São João nordestino
ao vinho gaúcho, passando pelo Boi de Parintins, no Amazonas, queremos
que o estrangeiro aproveite ao máximo toda a
diversidade cultural do Brasil na Copa de 2014”, explica Dino. “Por
isso, a Embratur está trazendo esses jornalistas já este ano para que
levem informações a seus países de origem”.
São João no Rio Grande do Norte e no Ceará
As festas
de Natal (RN) e Fortaleza (CE) receberão os jornalistas do Chile e do
Peru, a partir de amanhã (22) até 27, com objetivo de conhecer e
divulgar a cultura, gastronomia e as peculiaridades
do Estado. No roteiro, passeios ao Teatro José Alencar, Mercado
Central, Ponte dos Ingleses e ao Complexo Cultural Dragão do Mar, em
Fortaleza; e visita à praia de Jericoacoara (CE). Em Natal, os
repórteres vão passear de buggy pelas Dunas de Genipabu, participarão
do Forró com Turista, que acontece às quintas-feiras, no Centro de
Turismo; além de excursões de barco pelo Rio Potengi e ao Centro de
Turismo de Natal – antiga casa de detenção que se tornou mercado de
artesanato.
Festas juninas no Nordeste
Até o
final de junho estão programadas mais quatro viagens com jornalistas
estrangeiros. Entre os dias 22 a 30 de junho, norte-americanos vão
conhecer o São João de Roraima e Parintins. Os jornalistas
argentinos, uruguaios e colombianos vêm para as festas juninas de
Salvador, Praia do Forte (BA) e Aracaju, entre os dias 20 a 27 de junho.
Na agenda, além das festas juninas locais, já estão marcados passeios
pelo Pelourinho e no Elevador Lacerda – em Salvador;
e visita ao Centro Histórico de Aracaju.
Entre os
dias 21 a 28 de junho, é a vez dos formadores de opinião da Alemanha e
Holanda conhecerem as belezas juninas e culturais de Recife (PE),
Caruaru (PE) e Maceió. Na programação, os jornalistas
vão conhecer o patrimônio histórico e cultural de Maceió, como a
Catedral Metropolitana Nossa Senhora dos Prazeres, e terão a
oportunidade de passear de jangada pela praia da Pajuçara. Em Recife, o
jornalistas farão city tour entre os museus Luiz Gonzaga,
Memorial da Cidade, do Barro, Espaço Zé Caboclo e de Fábrica de Caroá.
Festejos
O dia de
São Joao é 24 de junho e embora seja comemorada em todo Brasil, é no
Nordeste que as festa juninas ganham um sentido especial. As cidades se
enfeitam com bandeiras coloridas e oferecem
aos visitantes o que há de melhor em artesanato, comidas típicas e
músicas, como o tradicional forró pé de serra.
Além de
alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento
econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para
acompanhar os festejos. O resultado são hotéis, comércios
e clubes lotados, aumentando os lucros e gerando empregos na região.
Apesar de a maioria dos visitantes ser brasileira, é cada vez mais comum
a presença de turistas europeus, asiáticos e norte-americanos atraídos
ao Brasil exclusivamente para conhecer o evento.
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