MISSÃO RN/ALEMANHA PARTICIPA DA INTERSOLAR-EUROPE ALEMANHA‏

A Comitiva do RN participa desde ontem (20), em Munique,  Alemanha, da Feira Inter Solar Europe (maior do mundo para a indústria solar). O evento começou às 9 horas, com a presença de Jürgen Trittin, presidente do Grupo Parlamentar alemão Aliança 90/Os Verdes, Greg Barker, ministro de Estado britânico do Departamento de Energia e Mudanças Climáticas, e Jürgen Becker, secretário de Estado Ministério Federal Alemão do Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

O destaque da abertura foi a Sessão Geral da Intersolar Europe, que este ano tem como tema a transição energética e os desafios tecnológicos. Jürgen Trittin e peritos do Instituto Fraunhofer de Energia Solar Systems (ISE), e da Indústria Solar German Association (BSW-Solar), Berlim, analisaram o estado atual e futuro da transição energética, e discutiram o papel da energia solar a partir da perspectiva da política, as associações de pesquisa e indústria.

Ele falou sobre os resultados bem sucedidos da transição de energia na Alemanha, que começou há mais de dez anos. Eles expuseram os efeitos positivos das energias renováveis sobre o mercado de trabalho, o fortalecimento da cadeia de valor acrescentado e mudanças na política climática do país. Os pedidos para o fornecimento e isenção da taxa de EEG a ser definido para as emissões e negociação para formar os pontos de defesa de interesse durante a feira.

O presidente da Associação da Indústria Solar Alemã (BSW-Solar) de Berlim, Günther Hackl, destacou que a troca de conhecimentos é vital para o sucesso da transição energética na Alemanha e no mundo. “E exatamente esta transferência de conhecimento que faz  a Intersolar Europe tão única e que proporciona  soluções inovadoras, aplicações e intercâmbios entre especialistas de toda parte do mundo da indústria solar vai dar uma contribuição significativa para resolver os problemas urgentes enfrentados pela indústria solar”, explicou.

RODADA DE NEGÓCIOS

A comitiva participou também de reunião de trabalho com a empresa MAGE INDUSTRIES HOLDING AG, representada por Marcus Feil – do conselho administrativo, e Steffen Bayer - da Divisão de Informações e marketing. Na ocasião o Secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Rogério Marinho, convidou os empresários visitarem o nosso Estado e conhecer o mercado econômico local. “A delegação representa o valor que o RN está dando a este momento, pois está aqui representando diretamente as principais classes produtivas e institucionais”, afirmou.

Rogério explicou para os alemães o que esperava da reunião. “Nossa vinda à feira é em busca de parcerias com empresas e pesquisa que possam colaborar conosco no nosso parque de tecnologia e energia que será lançado até o final do ano. A ideia é buscar empresas que possam construir equipamentos e transferir tecnologias na área de energias renováveis”, disse o Secretário.

Comentários