Transmissão da Copa das Confederações no exterior contribui para exposição de destinos turísticos. Brasil x México, na capital
cearense, teve uma das maiores audiências da história do torneio
Além
do bom futebol do craque Neymar e a garantia da classificação da
seleção brasileira para a semifinal da Copa das Confederações, a vitória
por 2 a 0 sobre
o México trouxe outra ótima notícia para o nosso país. É que Fortaleza
foi vista pela TV por mais de 40 milhões de pessoas.
O
chefe de mídia da FIFA, Pekka Odriozola, informou que esse marco
representou uma das maiores audiências internacionais da história da
competição. O número considera
apenas espectadores nos principais mercados de publicidade televisiva
do mundo: Japão, Espanha, Alemanha, Grã-Bretanha e Estados Unidos.
Segundo o próprio Odriozola, um Grande Prêmio de Fórmula 1 tem cerca de
30 milhões de espectadores nesses mesmos mercados.
“Isso
quer dizer que, no mínimo, 40 milhões de pessoas desses países
receberam um conjunto de informações mínima sobre a cidade de
Fortaleza”, destaca o presidente
da Embratur, Flávio Dino. A importância dessa exposição pode ser
comprovada por pesquisa realizada pela Embratur com turistas
estrangeiros que estavam na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Apenas 2% deles sabiam citar Fortaleza como uma cidade brasileira.
“O
dado mostra que Fortaleza tem um imenso potencial com o qual os
megaeventos vão contribuir fortemente com essa megaexposição”, afirma
Dino. Mesmo com um nível
de conhecimento que tem muito a crescer no exterior, a capital cearense
já ocupa importantes posições no turismo brasileiro. É a 11ª cidade que
mais recebe turistas estrangeiros a lazer e vem crescendo também na
área de eventos e negócios. No ano passado,
pela primeira vez, entrou na lista das 10 cidades brasileiras que mais
recebem eventos internacionais.
“Com
os investimentos feitos na construção do Centro de Eventos do Ceará
(CEC), entre outras estruturas, além da megaexposição que a Copa das
Confederações e
Copa do Mundo proporcionarão, Fortaleza ainda crescerá muito como um
destino de turismo internacional”, afirma Dino.
Fortaleza preparada
Para
receber bem os turistas nacionais e internacionais, a capital cearense
instalou oito CATs (Centro de Atendimento ao Turista), que são chamados
de “Casa do
Turista”, disponibilizando 35 mil guias em português, inglês e
espanhol. Ao todo, Fortaleza conta com 900 voluntários espalhados por
todas as zonas de maior concentração da cidade.
Dino
elogiou os preparativos de Fortaleza para receber os turistas
estrangeiros durante a Copa das Confederações 2013. “A cidade está dando
todo suporte necessário
para que o visitante nacional e internacional seja bem recebido e
conheça os atrativos turísticos da cidade e de destinos próximos, como
Jericoacara ou a Rota das Emoções, que inclui Piauí e Maranhão”, disse.
Assessoria de Comunicação- Embratur
Comentários