Festival: Turismo da América Latina se reúne em Foz do Iguaçu


 
8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas ocorre de 12 a 14 de junho, no Hotel Rafain Palace e Expocenter, em Foz do Iguaçu.
 
Cinco países da América Latina, além do Brasil, participam da 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas, que acontece entre 12 e 14 de junho, no Hotel Rafain Palace e Expocenter, em Foz do Iguaçu. Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia vêm mostrar seus atrativos e fazer negócios.
A localização estratégica de Foz do Iguaçu e a divulgação intensa das Cataratas do Iguaçu, maravilha que o Brasil divide com a Argentina, atraem cada vez mais a atenção dos países vizinhos, principalmente, e também da maioria dos estados brasileiros.

O Rio de Janeiro, por exemplo, traz a Foz do Iguaçu a campanha “O Rio é de Vocês”, reconhecendo, como explicam os organizadores da campanha, que o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu “é um dos mais importantes para a divulgação de atrativos turísticos de todo o Mercosul”.

Com foco na geração de negócios, o festival tem como público alvo agentes de viagem, operadores de turismo e hoteleiros. A rede hoteleira de Foz do Iguaçu, do Paraguai e da Argentina, tem grande participação, por considerar que o festival é uma vitrine importante.

O Mabu Thermas & Resort, que receberá para um jantar, no dia 13, cerca de 700 convidados, entre autoridades, agentes de viagens, empresários e jornalistas especializados, aproveitará para apresentar a segunda fase do plano diretor da Rede Mabu, que inclui um novo complexo hoteleiro e imobiliário em Foz do Iguaçu.

A rede hoteleira Bourbon, por sua vez, vai divulgar suas unidades para o trade sul-americano. Entre elas, a de Foz do Iguaçu, que em maio ganhou o Ballroom Bourbon, um espaço multifuncional para 1.400 pessoas.

Paralelos

Na edição deste ano, a Feira de Turismo, ganhou mais espaço, para abrigar os interessados em expor produtos e serviços. No ano passado, pelo menos 26 expositores ficaram de fora. Este ano, serão 206 estandes no total, que abrigarão mais de 600 expositores.

Entre os eventos paralelos de 2013, está o Seminário Latino-Americano de Turismo de Fronteiras, realizado pela primeira vez em Foz do Iguaçu, que reunirá representantes do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia.

Os participantes vão discutir meios de incentivar o turismo na fronteira desses países, como forma de integrar, ampliar o intercâmbio cultural e contribuir para o desenvolvimento sustentável nessas regiões.

Outros eventos importantes são o 7° Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que premia trabalhos de acadêmicos dos cursos de Turismo da região; a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, que reúne cooperativas, agricultores familiares e aldeias indígenas, que apresentam seus produtos; e o Encontro de Negócios do Sebrae, que promove rodadas de negócios entre operadores e destinos brasileiros.

A Itaipu
A Itaipu Binacional é a maior usina de geração de energia limpa e renovável do planeta e foi responsável, em 2012, pelo abastecimento de 17,3% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 72,5% do Paraguai. Em 2012, superou o próprio recorde mundial de produção e estabeleceu a marca de 98.287.128 megawatts-hora (98,2 milhões de MWh). Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.

Comentários