Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu supera as edições anteriores em número de eventos, de expositores e inscritos


Com 17 eventos entre complementares e paralelos em sua programação, a 8ª edição do Festival de Turismo das Cataratas registra um número recorde de inscritos para o Fórum Internacional e para a área de exposição
Com um crescimento anual na casa dos 15%, o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em sua 8ª edição, registra números recordes, tanto em número de inscritos para a feira como um todo, como no número de participantes para o Fórum Internacional de Turismo. O número de empresas expositoras também cresceu. Entre os espaços vendidos para empresas individualmente, e outros vendidos de forma cooperada, mais de 500 expositores estarão participando dessa edição de 2013 do Festival. Os bons números para esse ano, segundo seu Presidente Paulo Angeli, deve-se a consolidação do evento no calendário de feiras e eventos do Brasil, e o reconhecimento de que o Festival de Turismo das Cataratas tem se mostrado importante para o País, inclusive para o cenário latinoamericano de eventos de turismo.
E não é só o Festival de Turismo das Cataratas que vem desempenhando bons números em suas últimas edições. A cidade de Foz do Iguaçu vem colecionando nos últimos anos números que só alegram as entidades municipais, estaduais, empresários e os demais players do setor de turismo da região. Tendo ultrapassado a casa dos 1,7 milhões de turistas que passaram pelo Aeroporto Internacional das Cataratas do Iguaçu em 2012, a cidade acaba de ser eleita, pela ICCA (sigla internacional que em português significa Associação Internacional de Congressos e Convenções) a 4ª cidade mais procurada para eventos de negócios no Brasil, perdendo apenas para as capitais Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Para o turismo de lazer, Foz do Iguaçu é a 2ª cidade do Brasil mais visitada por turistas estrangeiros.
E é neste cenário, e neste contexto de franco crescimento, que o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu comemora seu número recorde de eventos, entre os complementares e os paralelos, para a sua edição de 2013. Entre eles encontram-se alguns eventos que acontecem pela primeira vez, como o Seminário Latinoamericano de Turismo de Fronteiras, e uma palestra especial realizada por equipe técnica do Itamaraty, sobre o novo programa criado pelo Ministério das Relações Exteriores que visa facilitar as exportações dos empresários brasileiros de todos os setores.  Outros importantes eventos, como a 7ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, que premia trabalhos de acadêmicos dos cursos de Turismo da região e que este ano recebeu um número também recorde de trabalhos, quase 100, para 75 trabalhos pré-selecionados.
Outro importante evento que agrega muito ao Festival é a exposição Hotel Show: uma feira de produtos de hotelaria, motelaria e gastronomia, que reúne diversas áreas do setor,  como a de móveis, enxovais, gastronomia, decoração e tecnologia, além de promover palestras, oficinas e minicursos. Além do Hotel Show, o Festival ainda apresenta a Mostra Regional de Produtos Sustentáveis, que reúne cooperativas, agricultores familiares e aldeias indígenas, que apresentam seus produtos; o Encontro de Negócios do Sebrae, que promove rodadas de negócios entre operadores e destinos brasileiros; o Fashion Inclusivo, que é um desfile de crianças e adolescentes portadores de algum tipo de deficiência, promovendo a inclusão social de jovens especiais, além de diversas reuniões de conselhos, secretarias de turismo, associações e dirigentes de entidades do setor de turismo, encontro de jornalistas, blogueiros, coletivas de imprensa e uma famtour com algumas das maiores operadoras do Brasil.
Entre os expositores do Festival de Turismo deste ano estão a rede hoteleira de Foz do Iguaçu e região, e ainda representantes dos vizinhos do Paraguai e Argentina, com hotéis de todas as categorias, dos de padrão cinco estrelas, spas & resorts, e até um hostel: categoria que tem sua estreia no Festival de Turismo, com a inauguração no mês de julho, do primeiro hostel design da tríplice fronteira. Além dos hotéis, atrativos e passeios da região trinacional também estão presentes na feira, bem como agências e operadoras de turismo, sindicatos, associações, secretarias de turismo, conventions bureau, inclusive os dos vizinhos latino-americanos e ainda, os ministérios de turismo do Brasil, Argentina, Paraguai e, este ano, do Uruguai. "Nesta 8ª edição do Festival, temos cinco representantes latino-americanos em nosso evento: Paraguai, Argentina, Uruguai, Peru e Colômbia", sinaliza Angeli, que complementa: "Foz do Iguaçu está praticamente no centro da América Latina e possui uma forte vocação para o turismo receptivo. Fazemos aqui no Festival a grande oportunidade do ano para os  agentes, operadores, destinos e os demais players do setor de turismo se encontrarem e fazerem negócio, além dos vários momentos de confraternização que organizamos para eles, como o Arroz e o Feijão Amigo; dois eventos tradicionais no setor do turismo e que todos que estão há alguns anos na área esperam por eles o ano todo".

Comentários