Especialistas apontam ligeira melhora no andamento dos preparativos para a Copa 2014



Na 4ª edição da pesquisa Termômetro Trevisan Copa 2014, três itens já obtêm avaliação acima do aceitável. O que mais evoluiu em relação à sondagem anterior foi “Hospedagem”

A entrega de diversas importantes arenas, como o Maracanã, e a aproximação da Copa das Confederações parece ter animado os especialistas em relação aos preparativos para a Copa de 2014, ainda que ligeiramente. A quarta edição do Termômetro Trevisan Copa 2014, pesquisa realizada trimestralmente pela Trevisan Gestão do Esporte que avalia a opinião de especialistas quanto a realização e organização do evento, demonstra uma pequena melhora na percepção geral, que passou de 2,1 na edição anterior para 2,4 na medição atual, aproximando-se do índice considerado aceitável, de 2,5 (em uma escala de 1 a 5).

“A boa notícia é que todos os itens avaliados apresentaram evolução positiva em relação à última edição. Agora, três itens estão com avaliação acima da média: “Estádios”, “Hospedagem” e “Qualificação de Mão-de-Obra”. Este último impactado, provavelmente, pelo lançamento do programa de voluntariado da Fifa”, afirma o pesquisador e consultor da Trevisan Gestão do Esporte e diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan.

O item com maior evolução em relação à edição anterior é “Hospedagem”, que passou de 2,4 para 2,8. “Estádio” continua sendo o mais bem avaliado, com a média voltando a crescer e atingindo 3,2.

Apesar de continuarem abaixo da índice aceitável, os outros quatro itens da pesquisa cresceram 0,2 pontos. “Telecom”, com 2,3, também se aproxima da média. Já “Transporte”, “Segurança Pública”, “Aeroportos e Portos” continuam sendo mal avaliados pelos especialistas. “Fica cada vez mais evidente que os benefícios duradouros propiciados pela realização da Copa no Brasil ficarão restritos aos novos estádios, à melhoria da capacidade hoteleira e à maior capacitação da mão de obra turística, em detrimento das obras de infraestrutura urbana”, avalia Trevisan.

Termômetro Trevisan – Copa 2014 é o único levantamento realizado a partir da percepção de profissionais ligados aos negócios do esporte. Esta edição contou com a participação de 1.000 especialistas, entre professores, alunos e ex-alunos dos cursos de Gestão do Esporte da Trevisan e profissionais da indústria do esporte.

A pesquisa aborda sete áreas principais para o sucesso da realização do evento, em uma escala de 1 a 5. Confira a evolução dos números nas três edições:



A pesquisa Termômetro Copa 2014 será realizada trimestralmente, até a realização do megaevento esportivo.
 

Comentários