Campanha fomenta e divulga o turismo sul-mato-grossense


O Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo, tem intensificado ações de promoção, fomento e incentivo à comercialização dos produtos turísticos nos principais mercados brasileiros, emissores de turistas para Mato Grosso do Sul.
Para dar início ao plano de ação, a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul elaborou a campanha “O Brasil recebe a todos. Mato Grosso quer Você”, lançada pela Fundação de Turismo, no início do ano. A ideia visa principalmente atrair os turistas do país e do mundo que virão prestigiar os grandes eventos que acontecem no país: a Copa das Confederações, Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.
 “O país será sede de importantes eventos com visibilidade internacional. Considero uma vitrine de oportunidade para o turismo, momento ímpar na valorização dos pontos fortes da atividade turística e dos destinos prioritários”, pontua Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.
As feiras e eventos nacionais e internacionais de turismo em que o Estado participa já estampam em seus estandes o slogan e os conceitos Diferente, Único e Encantador explorados por meio das imagens das distintas regiões do Estado e suas respectivas atrações turísticas.
O roadshow “O Brasil Recebe a Todos. Mato Grosso do Sul quer Você” também faz parte da atuação que enfoca a campanha promocional, a primeira edição do evento aconteceu nas cidades de São Paulo: Ribeirão Preto, Campinas, São José do Rio Preto, Presidente Prudente e finaliza na Capital São Paulo. Principal emissor de turistas para o Estado. Neste mês, o evento percorreu as Capitais sedes da Copa do Mundo: Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre. O roadshow conseguiu formalizar importantes contatos com o trade das cidades onde o evento aconteceu.
Os roadshows são destinados aos profissionais de turismo com o objetivo de capacitar agentes e operadores de viagens e comercializar segmentos e destinos. Durante o evento, também são distribuídos materiais técnicos sobre Mato Grosso do Sul, com informações sobre os principais produtos turísticos do Estado, além de promover um treinamento. “No roadshow é possível articular, promover e apresentar os destinos turísticos do Estado diretamente com os agentes e operadores dessas Capitais. É uma forte ferramenta de promoção e fomento do turismo”, disse, Nilde Brun.
Aeroportos
Paisagens dos principais destinos turísticos de Mato Grosso do Sul já estão estampadas nas portas, paredes e saguões de embarque e desembarque dos aeroportos de Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), desde o dia 15 de junho. Com o tema “O Brasil Recebe a Todos. Mato Grosso do Sul quer Você” a campanha publicitária pretende impactar os turistas que virão prestigiar os jogos da Copa das Confederações. As peças publicitárias também vão ressaltar as características das Regiões Turísticas do Estado.
Porta de entrada de turistas para uma cidade ou país, os aeroportos recebem grande movimentação de pessoas diariamente, principalmente, com a realização de grandes eventos como a Copa das Confederações.
Em cada aeroporto haverá uma imagem publicitária de um ponto turístico do Estado. Na Capital Federal, a belíssima Estância Mimosa – conhecido ponto de ecoturismo de Bonito, embelezando o painel de esteira da sala de desembarque doméstico.

Confins, em Belo Horizonte, terá o vidro adesivado no mezanino da área pública com vista aérea do Pantanal sul-mato-grossense. Já a Cidade Maravilhosa recebe a campanha que contempla a Gruta do Lago Azul – também em Bonito. A imagem ficará adesivada no corredor de desembarque do aeroporto Santos Dumont.

A mensagem da campanha aborda também a autenticidade pantaneira de um povo simples, que cultiva suas peculiaridades musicais, gastronômicas, com todas as influências culturais de seus imigrantes, mas que conserva uma identidade forte em sua história, a qual remete ao seu modo de vida e de desenvolvimento. “Diferente, Único, Encantador” traduz a identidade do estado e revela adjetivos que classificam suas mais autênticas qualidades.
Embratur
Segundo a Embratur o turismo movimentará R$ 241 milhões durante a Copa das Confederações.  A previsão da Embratur leva em conta gastos com hotel, alimentação e compras.  Rio de Janeiro e Belo Horizonte são as sedes que mais receberão estrangeiros durante o evento.
Foram vendidos 13.759 ingressos para estrangeiros e 111.569 para brasileiros. Pela previsão da Embratur, o turista estrangeiro fica cerca de 10 dias na cidade, já o brasileiro, permanece três dias no local do jogo.
Os técnicos do Instituto tomaram o preço médio das tarifas hoteleiras e acrescentaram R$150 para outros gastos como alimentação, compras e transporte. Os valores dos ingressos dos jogos e das passagens aéreas não foram contabilizados.
“A Copa das Confederações é um evento voltado mais para o público interno, é um teste para a Copa do Mundo de 2014, mesmo assim, está atraindo torcedores de outros estados e também de outros países. Este fluxo movimenta todo o setor do turismo e gera este impacto de R$ 241 milhões nas seis cidades-sede, aquecendo a economia local”, explica o presidente da Embratur, Flávio Dino.
O Rio de Janeiro deve ser a cidade que mais receberá turistas estrangeiros – cerca de 4.748 visitantes - que gastarão cerca de R$ 28.746.834,00. A segunda cidade que mais deve atrair estrangeiros é Fortaleza. Estima-se que 4.193 turistas vindos do exterior gastarão cerca de R$ 17 milhões na capital cearense. Belo Horizonte está em terceiro lugar, entre as seis sedes da Copa das Confederações, que mais atrai estrangeiros. Os 2.183 turistas que compraram ingressos para os jogos do Mineirão devem desembolsar cerca de R$ 11 milhões na cidade.

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