BASÍLICA DE ST. STEPHEN NA HUNGRIA


1
UM MARCO HÚNGARO ÚNICO  
DE ARQUITETURA E HISTÓRIA
 
  
 
Uma dica para quem for viajar para a Hungria é visitar a Basílica de St. Stephen, localizada no centro de Budapeste, perto do rio Danúbio. A igreja é a maior e mais importante da cidade, com capacidade para até 8.000 pessoas. Com certeza, uma atração imperdível para quem gosta de conhecer a história e arquitetura. 
A Basílica, construída no século XIX, foi batizada com o nome do primeiro rei do país, que criou o primeiro estado húngaro e tornou-o cristão. Seu estilo é neoclássico e seu interior é decorado com obras de arte de famosos artistas da época, como pinturas e estátuas. Atrás do altar da capela Szent Jobb está a mão direita do rei St. Stephen, considerada sagrada. O famoso futebolista húngaro Ferenc Puskás também foi enterrado no local.
A igreja possui seis sinos, sendo um deles o maior do país e, por ter uma acústica excelente, os concertos realizados são sempre espetaculares. Alguns dos melhores organistas da Hungria se apresentam ali, como Miklós Teleki, além do coral da própria Basílica. As performances musicais são freqüentes, então não há desculpas para você perder esses espetáculos admiráveis. Todas as quintas-feiras, por exemplo, é possível assistir a um concerto de órgão.
           
Entre abril e outubro, você pode subir os 364 degraus da escadaria (ou pegar o elevador, se preferir) até o deck de observação, e será deslumbrado com uma linda vista panorâmica de Budapeste. A entrada na Igreja é gratuita, mas cobra-se uma pequena taxa para subir até o deck.
 Em frente à Basílica, há uma praça cheia de bistrôs e adegas, muito freqüentada durante todo o verão. No inverno, uma feira de natal é montada e você pode se divertir patinando em uma pista de gelo. Para os amantes de pizza, termine a visita no restaurante Il Basilico, que se encontra bem perto da Igreja, na esquina das ruas Bajcsy-Zsilinszky e Dessewffy.
A Basílica de St. Stephen é um marco cultural e histórico da cidade de Budapeste e, portanto, não deve ser deixada de fora do seu roteiro. Venha ver com seus próprios olhos toda a beleza que o lugar reserva, suba ate o topo para enxergar a cidade de cima e continue descobrindo novos lugares nesse país tão interessante. Esperamos por você!

Comentários